Divulgado vídeo do momento do acidente com o C-130M da FAB em novembro de 2014

Publicado em: 03/05/2015

Categoria: NOTÍCIAS, VÍDEOS

Visualizações : 2892

Tags: , , , ,

Foi divulgado na internet no último dia 02 de maio pela Rádio BandNews FM um vídeo obtido com exclusividade pela emissora do momento em que o FAB 2470, um C-130M Hercules da FAB, sofre um acidente durante o pouso na base chilena de Eduardo Frei Montalva, na Ilha do Rei George, Antártida. O acidente ocorreu no dia 27 de novembro de ano passado, 2014.

A aeronave realizava uma missão de apoio a base brasileira na Antártida, e levava militares e civis no momento do acidente. Ninguém ficou ferido.

No vídeo é possível ver o impacto da aeronave contra o solo nos últimos metros antes do pouso, resultando na quebra do trem de pouso direito. É possível ver também os dois pneus do conjunto direito do trem de pouso voando logo após o impacto.

O C-130M ainda se arrasta pela pista quando um caminhão de emergência acelera em direção do acidente.

A FAB emitiu uma nota sobre o ocorrido no mesmo dia, informando que uma investigação seria feita para esclarecer os fatores que levaram ao acidente. Meses após o acidente a aeronave permanece na base aguardando os reparos para ser colocada novamente em condições de voo.

No final do mês de março a TAM Linhas Aéreas foi contratada pela FAB para prestar apoio na operação de posicionamento da aeronave na configuração necessária para os reparos. A TAM possui uma equipe de prontidão para serviços que envolvam o içamento e remoção de grandes aeronaves na América Latina.

A aeronave será envelopada e preparada para o inverno, quando as condições climáticas são extremas na região, e no final deste ano quando o verão estiver mais próximo os serviços de recuperação da célula deverão ter início. Não existe uma previsão mais precisa para o retorno da aeronave ao país.

Portal Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1