Comando Militar do Oeste tem novo comandante

Publicado em: 01/05/2015

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 8772

Tags: , , , , ,

De Campo Grande – MS

Quinta feira, 30 de abril –  Foi realizada a cerimônia da troca de comando no Comando Militar Oeste (CMO) em solenidade ocorrida em sua sede em Campo Grande, ao qual contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, dentre os quais o Comandante do Exército BrasileiroGeneral-de-Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.; O novo Comandante do CMOGeneral-de-Exército Paulo Humberto César de Oliveira que assumiu o cargo no lugar do General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha; o Comandante do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General-de-Exército Sinclair James Mayer; O Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (4º COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; O Comadante do 6º Distrito Naval de Ladário,  Contra-Almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar entre outros.

Em cerimônia reservada antes da solenidade de parada, os comandantes, auxiliares e convidados prestigiaram o descerramento da foto do General Juarez Aparecido de Paula Cunha, que fará parte da galeria de comandantes do CMO em sala nobre no prédio do comando central, ali estão as fotos de todos os comandantes que ficaram a frente do CMO desde a criação por decreto em 1985. O General Juarez Aparecido de Paula Cunha  deixa o comando depois de um ano à frente da tropa e assumirá a chefia do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

decerramento foto do cmt II  Comadantes perfilados decerramento foto do cmt  Esposas de comandantes

Em discurso aos presentes, o Comandante Villas Boas  lembrou dos desafios e enalteceu as peculiaridades da região oeste do Brasil de responsabilidade do CMO, dando ênfase a riqueza da biosfera além de toda diversidade encontrada na região do pantanal.  Também lembrou o papel importante das esposas dos militares em apoio as dificuldades e exigências únicas da carreira militar devido à mudança constante de sede.

General-de-Exército  Paulo Humberto Cesar de Oliveira

General Paulo Humberto

Nascido em 09 de abril de 1955.  Foi declarado Aspirante a Oficial, da Arma de Infantaria, em 15 de Dezembro de 1977 pela Academia Militar das Agulhas Negras, tendo sido promovido ao posto atual em 31 de março de 2015. Oriundo do Departamento Geral do Pessoal onde ocupou o cargo de vice-chefe, desempenhou também ao longo de sua carreira, dentre outras, as seguintes funções:  Comandante de Pelotão e Comandante de Companhia no Regimento Escola de Infantaria e no 27º Batalhão de Infantaria Pára-quedista; Oficial de operações do 23º Batalhão de Infantaria e da 12ª Brigada de Infantaria Leve/Aeromóvel; Instrutor dos Cursos de Ações de Comandos e de Forças Especiais; Instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Chefe do Estado-Maior da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada; Oficial da Comissão do Exército Brasileiro em Washington/EUA; Oficial do Gabinete do Comandante do Exército; Oficial de operações e planejamento do Comando Militar do Nordeste; Chefe da Divisão de Inteligência do Centro de Inteligência do Exército; Comandante do 5º Batalhão de Infantaria Leve/Aeromóvel; Comandante do Batalhão Brasileiro no Haiti – 5º Contingente; Comandante da Brigada de Operações Especiais; Chefe do Departamento de Ensino e Cooperação do Ministério da Defesa; Chefe do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia; 2º Subchefe do Comando de Operações Terrestre (emprego).  Durante sua carreira, como oficial, realizou os seguintes cursos militares: Curso Básico de Pára-quedista; Curso de Mestre de Salto; Cursos Básico e Avançado de Salto Livre; Curso de Comandos; Curso de Forças Especiais; Curso de Aperfeiçoamento de Oficial; Curso de Comando e Estado-Maior do Exército e Curso de Política Estratégia e Alta Administração do Exército. Foi condecorado com diversas medalhas, dentre as quais: Medalha Militar de Platina; Medalha da Ordem do Mérito Militar; Medalha das Nações Unidas e Medalha do Mérito Amazônico.

Comando Militar do Oeste


Soldado pantaneiro
Bandeira do Brasil

O CMO abriga as regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças, Estado de Goiás. É responsável pela área territorial de cerca de 1.250.000 km², fazendo fronteira com a Bolívia e o Paraguai. Dentre as unidades de destaque subordinadas ao CMO está o Terceiro Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) em sua nova sede na capital sul matogrossense desde 2009 quando ainda operava como destacamento, o 3º BAvEx veio transferido de Taubaté, estado de São Paulo, berço da aviação recente do Exército Brasileiro. O Batalhão opera atualmente com o Helicótero de Reconhecimento e Ataque,  HA-1(Esquilo/Fenec) e o  Helicóptero de Manobra, HM-1(Pantera)  ambos passam por processo de modernização;  O Vigésimo Regimento de Cavalaria Blindado ( 20º RCB), localizado em Campo Grande e  subordinado à 4ª Brigada de Cavalaria Mecânizada (4ª Bda C Mec),  opera a Viatura Blindada de Combate – Carro de Combate (VBC-CC) M-60 A-3-Thermal Target System (TTS), capaz de operar diuturnamente,  e a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal(VBTP) M-113 com capacidade anfíbia,  o 20º RCB é a única unidade de cavalaria no Brasil a operar Carro de Combate e Viatura Blindada de Tranporte  sobre lagarta fora da região sul, onde se concentra a totalidade da Arma Blindada do Exército Brasileiro; Centro de Instrução de Operações no Pantanal(CIOpPan), orgânico do Décimo Sétimo Batalhão de Fronteira(17º B Fr) em Corumbá – MS, e subordinado à 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira. Como seu congênere  na Amazônia Centro de Intrução de Guerra na Selva(CIgS), O CIOpPan tem a incumbência de preparar o combatente brasileiro para operar nos ambiente exclusivo do pantanal, com a vegetação diversificada e variação do relevo em regime ímpar de cheias e vazantes em terreno com charco. Isso faz do Pantanal um ambiente operacional bastante específico e complexo; A Quarta Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), conhecida como Brigada Guairucus, com sede em Dourados -MS, abriga a primeira unidade do SISFRON(Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira), sistema que visa neste primeiro momento, o monitoramento e vigilância de toda fronteira seca do oeste do país, coibindo e combatendo atividade ilegais como o trafico de droga, roubo de veículos, contrabando entre outros, trabalhando em conjunto com as forças de segurança estaduais e federal.

Cerimônia e parada

O general-de-Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, fez um discurso emocionado ao entregar cargo, disse que o dia era muito especial e agradeceu a todos que apoiaram e contribuíram para o cumprimento de sua missão à frente do CMO, dentre outros, destacou o início da implantação do SISFRON.
Após a transmissão do cargo, o general-de-Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira ficou à frente da tribuna em revista a tropa.

Abaixo a galeria de fotos

  • Palanque frente tropa
  • Tropa e veiculos
  • Polícia choque frente
  • Polícia choque
  • Palanque direito tropa
  • 3º BAvEx
  • veiculos perfilados
  • Blindados II
  • CC e VBTP
  • Autoridades perfiladas
  • C Almirante Petrônio
  • Mj Brigadeiro Damasceno
  • Perfilados
  • Comandante e substituto
  • General Paulo Humberto frete tribuna
  • Passagem tropa cavalo frente
  • Passagem tropa cavalo
  • tropa desfile
  • Passagem helicóptero palanque
  • Policia Choque desfile
  • Passagem helicóptero tropa II
  • Tropa BAvEx desfile

Portal Defesa

3 Responses to Comando Militar do Oeste tem novo comandante

  1. Meu nome Jonas Alexandre Xerém da Silva, mandei essa mensagem porque eu queria mostrar um plano que eu criei. Trata-se de um projeto de como construir as rodovias e as ferrovias para evitar o desmatamento e atropelamento de animais, melhorar a integração e facilitar os acessos até as fronteiras e outros locais do país, e também de como transformar rios com quedas d’águas em hidrovias sem precisar construir represas. Além desses, o plano também destaca outras ideias para desenvolver o país. Espero que o exército brasileiro e o governo federal se interessam. Vamos juntos ao novo progresso.
    Avante pátria amada Brasil *.

  2. Meu nome é Jonas Alexandre Xerém da Silva, mandei essa mensagem porque eu queria apresentar ao Exército Brasileiro um plano para desenvolver o Brasil e melhorar a integração. Trata-se de projeto de como construir as rodovias e as ferrovias de um modo que evita o desmatamento e atropelamento de animais, e também de como transformar os rios com quedas d’águas em hidrovias sem precisar construir represas. Esses são métodos que o exército iria se interessar, assim facilitaria o acesso até as fronteiras e outros locais do país, e além disso o plano destaca outras ideias para o desenvolvimento. Espero que possam se interessar. Vamos juntos ao novo progresso.
    Avante pátria amada Brasil.

  3. Joede de Jesus. disse:

    É bom saber que um grande amigo que foi comandante da cia da apoio do 27º BIP ( 81/1) hoje está a frente do Comando Militar do Oeste. Parabéns General Paulo Humberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1