C-130M da FAB sofre acidente na Antártida

Publicado em: 27/11/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1332

Tags: , , , , ,

Do Rio de Janeiro

 

 

O FAB 2470, um C-130M da Força Aérea Brasileira pertencente ao 1º/1º Grupo de Transporte lotado na Base Aérea do Galeão, se acidentou hoje pela manhã na Base Eduardo Frei Montalva, de nacionalidade chilena e localizada na Ilha do Rei George.

 

 

 

Foto: internet

 

 

O acidente ocorreu às 11 horas da manhã, horário local, e não deixou feridos. A aeronave estava em procedimento de pouso quando o fator que culminou no acidente e que ainda está sendo investigado, fez com que a aeronave se inclinasse sobre seu lado direito, arrastando a ponta da asa no cascalho que cobre a pista e batendo com a hélice do motor nº 4, o motor mais à direita, no solo.

 

Como a hélice estava girando no momento do impacto, ela foi retorcida e arrancada do motor. A aeronave aparentemente ainda se arrastou por vários metros chegando a girar no solo, como em um “cavalo de pau”, deixando um rastro de óleo do motor danificado.

 

 

 

Foto: internet

 

 

O FAB 2470 está operacional no Brasil desde 29 de Julho de 2001, quando foi adquirido da Força Aérea Italiana onde operou por 29 anos, desde sua fabricação em Março de 1972. Foi modernizada em meados de 2006 recebendo Glass Cockpit, novos aviônicos e capacidade de utilizar Chaff e Flare.

 

Uma investigação já está em curso para determinar a causa do acidente. A FAB e a Fuerza Aérea de Chile estão trabalhando para retirar a aeronave da pista, a fim de liberar a Base Aérea Teniente Rodolfo Marsh, que faz parte da Base Chilena de Eduardo Frei Montalva, para pousos e decolagens. Não se sabe, ainda, se a aeronave poderá ser recuperada.

 

 

 

Foto: internet

 

 

Confira abaixo a Nota Oficial da FAB sobre o ocorrido:

 

Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) acidentou-se, nesta quinta-feira (27/11), durante o pouso na base chilena Eduardo Frei, na Antártida. A ocorrência foi por volta das 11h da manhã (horário local). Não houve feridos.

 

A aeronave realizava uma missão do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). A Força Aérea Brasileira vai investigar os fatores contribuintes para a ocorrência.

 

 

Brasília, 27 de novembro de 2014.

 

Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

 

 

 

Portal Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1