Contrato de financiamento de 36 caças Gripen NG é assinado

Publicado em: 25/08/2015

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1486

Tags: , , , ,

Em um marco para a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira, os governos do Brasil e da Suécia assinaram hoje o contrato de financiamento para a compra das 36 novas aeronaves para a Força Aérea Brasileira.

A assinatura ocorreu no coração de Londres, na Embaixada do Brasil, e contou com membros da Procuradoria-Geral da Fazenda, da Swedish Export Credit Corporation (agência de crédito sueca) e de Roberto Jaguaribe, Embaixador do Brasil em Londres.

Segundo o Ministério da Defesa, a assinatura do contrato de financiamento foi realizada em Londres para garantir a imparcialidade do acordo, uma vez que dessa forma o contrato é regido pelas leis do país.

A assinatura do contrato nesse momento é reflexo de longas negociações entre os dois governos a fim de baixar as taxas de juros, promovendo uma maior economia para o Brasil.

Um acordo quanto a nova taxa de juros, de 2,19%, foi fechado no final do mês de Julho após adiamentos que se seguiram desde o final do mês de Abril. Após o Senado Federal autorizar os termos e a autorização do Ministério da Fazenda, o financiamento ficou definido segundo o MD em até US$ 245,03 Milhões e até kr 39,882 Bilhões (Coroas suecas).

Gripen NG Hangar

Com o atual contrato, a compra dos 36 novos aparelhos fica concretizada e avança do período de negociação para o período de produção das aeronaves. O primeiro protótipo do Gripen NG, denominado na Suécia de Gripen E, está em produção na SAAB e deve ser apresentado ano que vem.

A previsão é de que o primeiro caça brasileiro seja entregue em 2019, e o ultimo dos 36 em 2024. 15 destes caças deverão ser montados aqui no Brasil em uma área que a Embraer já está preparando, segundo o Ministério da Defesa.

O Gripen NG foi anunciado como o vencedor do programa FX em Dezembro de 2013, após mais de uma década da intenção de compra de novos caças para a FAB. De lá pra cá alguns atrasos ocorreram e outros contratos foram assinados, como suporte logístico, compra de armamentos modernos e compra de sistemas eletrônicos, demonstrando a complexidade do programa.

Portal Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1