Gripen em Gavião Peixoto

Publicado em: 22/04/2015

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1298

Tags: , , , , , ,

Logo no primeiro dia da LAAD, 14, foi apresentado em uma coletiva de imprensa com a participação do Ministro da Defesa Jaques Wagner, Presidente da Embraer Defesa e Segurança Jackson Schneider e o Vice-Presidente da SAAB Lennart Sindahl, o acordo de cooperação na gestão do programa FX-2 entre as duas empresas citadas.

embsaab

Esse acordo significa que aeronaves SAAB Gripen E/F adquiridas pela FAB passarão por Gavião Peixoto/SP para montagem final, testes de voo e entrega. O modelo monoposto do caça (versão E) já se encontra em desenvolvimento na Suécia, e envolverá a Embraer no desenvolvimento de sistemas e suas integrações.

Já o modelo biplace (versão F) será desenvolvido em conjunto entre as duas empresas, uma vez que até o momento esta versão só será utilizada pela FAB e seu desenvolvimento é posterior a versão E. Esse desenvolvimento futuro reflete um aprendizado por parte da Embraer nas tecnologias empregadas pela SAAB em projetos de alta performance como um caça moderno.

embsaab2

A Embraer também terá um papel importante na coordenação dos desenvolvimentos e produções de componentes da aeronave em território brasileiro, como por exemplo a tela multifunção (WAD – Wide Area Display) escolhida para equipar as aeronaves brasileiras, e fabricada pela AEL.

Para cumprir o acordo anunciado, no segundo semestre deste ano funcionários da parte técnica e de engenharia da Embraer irão para a Suécia a fim de iniciar o aprendizado sobre a plataforma Gripen, e sobre o projeto NG que se tornará nossa versão E e F.

O acordo entra em ação no momento em que o os contratos do FX-2 começarem a ser cumpridos, o que deve ocorrer até o final deste ano.

embsaab3 embsaab4

Portal Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1