MD de Portugal confirma interesse no KC-390

Publicado em: 11/04/2016

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 793

Tags: , , , ,

Foto: Gerson Victorio

Em visita realizada no último dia 6 à fábrica da Embraer em Évora, cidade a apenas 110km a leste de Lisboa, o Ministro da Defesa Nacional de Portugal José Alberto Azevedo Lopes não deixou dúvidas quanto a vontade do país em adquirir o novo cargueiro militar brasileiro, o KC-390, para equipar a Força Aérea de Portugal, afirmando que “o Estado português mantém o interesse na compra dos aviões”.

Suas declarações, entretanto, não confirmam nenhuma informação a cerca de uma possível compra. Ao ser questionado diretamente sobre o assunto, Azevedo Lopes disse que a Embraer teve a grande delicadeza de não perguntar se o Estado português ia comprar o KC-390 e eu tive a grande delicadeza de não referir nada também”.

Nesta unidade da Embraer em Évora são fabricadas partes da fuselagem central, as carenagens do trem de pouso principal e elementos do estabilizador horizontal do KC-390. Enquanto visitava o local, Azevedo Lopes disse ainda que uma decisão deverá ser tomada em breve a respeito da substituição da frota de cargueiros C-130 Hercules operada pelo país, e que apesar do esforço da OTAN na padronização da modernização do C-130 para seus membros, essas aeronaves só terão cerca de 10 anos de vida útil pela frente: “Uma vida útil que começa a aproximar-se do fim, por muitas modernizações que sejam possíveis de fazer”.

Caso Portugal confirme sua intenção de compra assinada com a Embraer, até seis aeronaves poderão ser fornecidas para o país em um primeiro lote.

Portal Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1