Falha de projeto do S-81 Isaac Peral é corrigida

Publicado em: 12/04/2016

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 497

Tags: , , , , ,

Foto: Navantia

O estaleiro espanhol Navantia anunciou que o alongamento do casco do primeiro submarino da classe S-80 foi concluído, corrigindo assim uma falha de projeto descoberta em 2013 e que atrasa, desde então, todo o cronograma de construção dos quatro submarinos adquiridos pela Marinha Espanhola.

Em 2013, dois anos antes da previsão de entrega do primeiro submarino, a Navantia anunciou a descoberta de uma falha grave de projeto. Segundo o estaleiro, cálculos feitos com uma decimal posicionada no lugar errado terminaram por acrescentar 75 toneladas não previstas ao submarino.

Tal peso extra tinha como consequência a impossibilidade de emersão do submarino.  Ou seja, seria um submarino que não poderia submergir, sob o risco real e factível de não conseguir voltar à tona, afundando “como uma pedra”.

A solução encontrada, com ajuda do estaleiro norte-americano General Dynamics Electric Boat, foi alongar o casco do submarino aumentando assim sua flutuabilidade o suficiente para contrapor o peso extra. Com isso, o submarino ganhou 7 metros a mais. E foram esses 7 metros que acabaram de ser adicionados ao primeiro submarino da classe, o S-81 Isaac Peral, que da nome à nova classe.

Agora todo o projeto deve seguir no processo de revisão ao longo de 2016, e segue sem previsão oficial para a entrega dos submarinos.

Portal Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1