COMDEFESA-CIDS: A Vez Da Marinha

Publicado em: 11/09/2014

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 1269



A reunião ocorreu no dia 09 deste mês (setembro/14), nas dependências da FIERGS. O principal palestrante foi o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Sérgio Roberto Fernandes dos Santos (foto acima), que elencou aos participantes do evento as necessidades atuais e futuras da Força, bem como o estágio em que estão os projetos em andamento, os quais explicaremos melhor abaixo.

Além disso, como sempre, buscamos novidades na BID, e nos deparamos com uma interessantíssima:


SKYDRONES – NanoVANT Sparrow



Durante a reunião, pouco depois do coffee-break, fizemos contato com o sr. Ulf Bogdawa, com a finalidade de indagar sobre os desenvolvimentos atuais de sua empresa, a Skydrones Tecnologia Aviônica, de Porto Alegre (RS). Estava presente também o sr. Aderbal Fernandes Lima, da Novus Produtos Eletrônicos, outra empresa voltada para a alta tecnologia. Em dado momento, o sr. Ulm apanhou sua pasta e, quando o autor imaginava que receberia um folder ou algo assim, extraiu dela um pequeno e curioso objeto negro, parecendo um brinquedo. Começou a descrevê-lo, passando-o a seguir às mãos do autor. Tínhamos em mãos o Sparrow, e sequer sabíamos de sua existência!

E não é absolutamente um brinquedo, mas uma utilíssima ferramenta!

O Sparrow é o resultado de uma parceria entre a brasileira Skydrones e a inglesa Torquing Group. Trata-se de um minúsculo e leve quadricóptero (apenas 12 x 12 centímetros de largura, peso vazio de 120 gramas). Notar que sua carga útil (payload) excede em dois terços o seu peso básico, ou seja, pode transportar 200 gramas de sensores, como câmeras digitais comuns, infravermelhas (IR), sensores de radioatividade, etc.

Uma aeronave assim, por sua leveza e minúsculas dimensões, é naturalmente vocacionada para uso em ambientes fechados, no que é auxiliada por seus sistemas anticolisão, que evitam que esbarre em paredes, molduras de portas e janelas e mesmo objetos e pessoas próximos. Grupos de Operações Especiais, militares e policiais, veriam no Sparrow um valioso instrumento, discreto por ser pequeno e silencioso (graças à propulsão por motores elétricos), podendo coletar informações vitais sem expor nenhum membro da equipe. Outro uso importante seria em Defesa Civil (desabamentos e outras catástrofes), pois pode passar com segurança por espaços que nenhum ser humano ou mesmo cão treinado poderia, na busca por sobreviventes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1