MECTRON apresenta o SimTCS

Publicado em: 09/09/2014

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 1796

Tags: , ,

Do Rio de Janeiro

Consciência situacional é um termo muito em voga quando se aborda operações complexas, onde as pessoas envolvidas necessitam de informações para efetuar determinadas tarefas, seja para pilotar uma aeronave, para trabalhar no convés de um porta-aviões, ou em operações de guerra moderna.

Por conta desta necessidade de saber tudo que interessa e que está acontecendo a sua volta é que o Data-link, ferramenta tática que possibilita a troca instantânea de informações entre duas ou mais unidades via frequencia segura de rádio, é fundamental para qualquer operação militar moderna.

Tendo esta necessidade em vista, a MECTRON desenvolveu um Simulador Tático de Consciência Situacional, o SimTCS, e que está sendo apresentado pela empresa como um novo produto ideal para o treinamento de militares no uso do Data-link.

Apresentando em suas telas toda a simbologia utilizada em transmissões de informações táticas, o SimTCS insere a pessoa no cenário de operações em conjunto com outras unidades, trocando informações tanto em uma tela similar as utilizadas embarcadas em aeronaves, como em telas com mapas e informações pertinentes a uma posição de C2, Comando e Controle.

O SimTCS também utiliza de um simulador de voo para que a pessoa possa pilotar e gerenciar seu voo de acordo com as informações trocadas por Data-link. Toda a simbologia utilizada no SimTCS é idêntica a utilizada na vida real, assim como as formas de transmissão de informações, seja por texto, por voz ou por qualquer outra forma que possa a ser utilizada.

Isso significa que um militar, ao entrar pela primeira vez em um cenário de Data-link real, seja por exemplo a bordo e uma aeronave, a bordo e uma viatura PCC do sistema ASTROS, ou em um navio patrulha, toda essa integração e toda a consciência situacional não vai ser novidade, pois ele já treinou tudo no SimTCS exatamente da mesma forma que ele deverá fazer na vida real.

Isso economiza tempo, e entrega para as operações reais um profissional mais qualificado, mais à vontade com o cenário moderno de hoje, onde absolutamente tudo que é feito, é visto por absolutamente todos.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1