Segundo protótipo do KC-390 chega a Campo Grande para campanha de ensaios

Publicado em: 14/06/2016

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 3166

Tags: , , , , , , ,

Campo Grande – MS

Segunda-feira, 13 de junho de 2016, o dia mais frio já registrado no ano em MS, com mínima na madrugada chegando a 2º C no sul do estado, num outono que bem poderia ser chamado de inverno rigoroso! O frio do começo da manha foi cedendo ao longo do dia, e a temperatura mais agradável a tarde permitiu a concentração de frequentadores e entusiastas da aviação ao longo da avenida Duque de Caxias, que aproveitavam um feriado local. A via liga o Aeroporto Internacional de Campo Grande (SBCG) ao centro da cidade e passa ao largo da pista de pouso e decolagem, em frente a cabeceira 24, pista essa que também é compartilhada com Base Aérea de Campo Grande (BACG), localizada ao lado do Aeroporto. A avenida passou por processo de revitalização proporcionando aos frequentadores uma visão ampla e irrestrita das atividades aéreas ali realizadas, um ótimo hot spot para aficionados da aviação. Todos ali foram testemunha de um evento histórico: A vinda do KC-390, aeronave de transporte e reabastecimento aéreo em desenvolvimento pela Embraer,  para uma campanha de ensaio em uma base aérea operacional da Força Aérea Brasileira.

BACG

A Base Aérea de Campo Grande, uma das mais operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), reúne excelente condição para a operação da aviação militar em geral, destacando-se:  Localização – Muito privilegiada por ficar próximo ao centro geográfico da América do Sul e também aos grandes centros e demais regiões do país; Estrutura de Apoio – Com amplos hangares, hangaretes, oficinas, pátio de estacionamento, uma pista com mais de 2.600 metros, além de poder contar com o pessoal especializado orgânico da Base para apoio e suporte, possui ainda ampla cobertura radar do CINDACTA (controle do espaço aéreo); Clima e topografia – Com grande incidência de tempo firme ao longo do ano, permite ótima visualização com céu claro, além da predominância de vento moderado. Localiza-se na planície do pantanal, com topografia plana e vegetação típica de cerrado se estendendo ao longo de todo estado, alterando ao noroeste com uma das maiores regiões alagáveis do mundo, o pantanal. Outra característica é a ausência de acidente geográfico como cadeia de montanhas, planaltos ou depressões; Espaço Aéreo – Como está localizado fora dos principais eixos dos terminais aeroviários do país, há pouca ou quase nenhuma incidência de tráfego aéreo concentrado num espaço aéreo equivalente ao tamanho da Alemanha! Isso permite uma ampla área para navegação sem comprometer as aerovias comerciais.

Com essas características, a BACG vem sendo utilizada continuamente nos principais exercícios operacionais da FAB como RAC (Reunião da Aviação da Caça), Transportex (Aviação de Transporte), Resgate C-SAR(Helicópteros), Ágata (inter agências), Cruzex (Multinacional em 2006) entre outros. Também dá suporte a projetos de interesse da FAB como uma das etapas de desenvolvimento do Link BR2, que visa a obtenção de protocolo de comunicação segura (criptografia) entre os diversos sistemas dentro da Força e no futuro, com Exército e Marinha. Essa etapa contou com a participação do 3º/3º GAv. Esquadrão Flecha, operador da aeronave A-29 que receberá o Link BR2. A Escolha da BACG paras uma das etapas de ensaio e avaliação do KC-390 parece ser acertada pelas condições reunidas e também, por ser relativamente próxima (50 minutos de voo ) a Gavião Peixoto- SP, cidade onde a Embraer possui sua segunda fábrica e onde o KC-390 terá sua linha de montagem.

Apoio aéreo

C-130 apoio Emb-120 Embraer

C-130M da FAB e Emb-120 da Embraer dando suporte à campanha de ensaio: Foto – Gerson Victorio

A FAB utilizou uma aeronave C-130M no transporte de componente da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro, vinda do Rio de Janeiro. Esse componente realizará o salto pela primeira vez na Aeronave KC-390. A Embraer irá contar durante os testes, com uma equipe vinda de Gavião Peixoto que acompanhará os ensaios. Parte dessa equipe chegou em avião Emb-120 da própria Embraer pouco antes da chegada do KC-390.

A Chegada

KC-390 pouso cabeceira 1 KC-390 pouso cabeceira 2 KC-390 pouso cabeceira 3 KC-390 cabeceira 1KC-390 cabeceira 2 KC-390 cabeceira 3 

Cercado de expectativa, o pouso do KC-390 matrícula PT-ZNJ ocorreu as 15:23, hora local, vindo pela cabeceira 06, oposta à avenida Duque de Caxias. O acompanhamento visual da aproximação foi um pouco dificultada pela distância e incidência de nuvens espaças, com sua silhueta aparecendo na final para a pista. A deriva em “T”, grande envergadura da asa alta, dietro negativo e trem de pouso enorme, foi sendo desnudada a medida que se aproximava, a impressão, nos instantes que antecederam o pouso, foi a melhor possível, com uma descida suave e controlada. No touch da pista, os spoilers foram acionados provocando desaceleração controlada, a aeronave percorreu graciosamente até o final da pista, mostrando toda a  harmonia e modernidade em suas linhas aerodinâmicas, uma aeronave que impressiona pelo tamanho.

KC-390 & C-105 taxi pátio

Uma visão de como será a futura Aviação de Transporte da FAB: Foto – Gerson Victorio

 

Os Ensaios

 KC porta traseira 3 KC porta lateral 3 KC porta lateral 2

Fotos registradas pelo Portal Defesa no Roll Out do KC-390 em Gavião Peixoto, 2014.

Vídeo institucional da Embraer com os testes em voo das portas de lançamento.

O KC-390 permanecerá em Campo Grande entre 13 de junho e 14 de julho, nesse período será avaliado o comportamento de escape de tropas e cargas em voo nas portas traseiras laterais e rampa principal. As primeiras contam com um dispositivo de contenção (break wind), localizada ao lado da abertura, serve para atenuar o impacto provocado pelo deslocamento do ar que atinge o paraquedista/carga no momento do salto/lançamento. O total de pessoal envolvido pode chegar a 150 entre engenheiros e técnicos da Embraer além de componente do Exército (BPqd) e Força Aérea.

KC-390 e C-130

Kc-390 & C-130KC-390 e C-130 1 KC-390 e C-130

A comparação entre o C-130M e KC-390 foi inevitável pela oportunidade única, até agora, da presença de ambas aeronaves no mesmo local. Visualmente os projetos denunciam a época de seu desenvolvimento. O KC-390 trouxe para o seu projeto muito dos ensinamento da operação do C-130M na FAB. É um projeto que reúne excelência em tecnologia de materiais, aviônica, propulsão e aerodinâmica no estado da arte. Com um projeto que se iniciou nos anos 50,  o C-130 demonstra ainda ser uma aeronave excepcional para operação nos dias atuais, tendo uma folha serviços inigualável. Com sua versão mais atual o C-130J (maior e mais moderna) ainda em produção, é um concorrente de muito respeito.

Portal Defesa

One Response to Segundo protótipo do KC-390 chega a Campo Grande para campanha de ensaios

  1. Vinícius Vaz disse:

    Artigo excepcional !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1