EUA interessado em vender o A-29 para a Nigéria

Publicado em: 06/05/2016

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 597

Tags: , , , , ,

Foto: Capt. Eydie Sakura

O governo dos Estados Unidos estaria interessado em vender à Nigéria até 12 aeronaves A-29 Super Tucano, segundo informações publicadas na mídia internacional nesta manhã (6).

As aeronaves sairiam da linha de montagem da EMBRAER na Flórida, gerenciada pela empresa norte americana Sierra Nevada Corp, e que por conta disso um eventual contrato de venda dependeria da aprovação do congresso americano para ser concretizado. Até o momento o congresso não foi notificado a respeito.

A intenção seria vender tais aeronaves, em “configurações básicas”, a fim de melhor equipar o país para o combate ao Boko Haram, organização terrorista que tenta fundar um califado na região desde 2002, e que tem intensificado suas ações com atentados e sequestros em massa.

O interesse dos EUA na venda de tais aeronaves se da pela crescente preocupação com o terrorismo no oeste do continente africano, e pela reaproximação expressiva com o governo nigeriano. Reaproximação essa que vem ganhando cada vez mais força desde que o atual presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, assumiu em maio do ano passado.

A venda de equipamentos militares modernos e complexos à Nigéria revela um voto de confiança na nova administração, que vem lutando não só contra o terrorismo na região, mas também contra a corrupção e os crimes contra os direitos humanos praticados pelo próprio governo.

Portal Defesa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1