RQ-4 Global Hawk voa 5.700km para exibição na Austrália

Publicado em: 22/02/2015

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 598

Tags: , , , , , ,

A aeronave não tripulada projetada e fabricada pela Northrop Grumman, o RQ-4 Global Hawk, fez no último sábado (21) um audacioso voo de translado de Guam para a cidade de Avalon, no sudeste da Austrália, percorrendo uma distância de 5.700km.

A aeronave pousou no Aeroporto Internacional de Avalon na noite de sábado para participar do Australian Intenational Airshow and Aerospace & Defence Exposition, o primeiro evento internacional em que o Global Hawk é exibido.

globalhawkavalon

O evento vai até o próximo domingo, mas a aeronave deverá ficar em exibição estática até o meio da semana. O modelo pertence ao corpo operacional da USAF, e seu deslocamento até o show aéreo faz parte de um esforço da Northrop Grumman para fazer negócios na Austrália.

O país está interessado na versão naval do VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), o MQ-4C Triton, modelo sendo desenvolvido para a US Navy com ênfase em vigilância marítima, podendo voar abaixo das camadas de nuvens e utilizando um avançado radar AESA.

A Austrália estaria planejando comprar 7 aeronaves desse modelo. Ian Irving, representante da Northrop no país, revelou que “é uma tremenda oportunidade, não apenas para o mercado de defesa, mas para o público em geral”, acrescentando que a disposição da USAF em levar a aeronave para a exibição “demonstra a forte ligação entre as duas nações”.

A Northrop Grumman está de olho no mercado do Pacífico, já tendo despertado interesses na Coréia do Sul e no Japão. A empresa acredita que a região tem grande potencial para o uso da plataforma, tendo em vista a vasta área marítima de interesse de diversos países, com riquezas naturais e poços de petróleo e gás necessitando vigilância constante.

Portal Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1