FAB apresenta Thor, Lora e Rita

Publicado em: 12/03/2015

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1271

Tags: , , , , , , , ,

A Força Aérea Brasileira divulgou em seu site na última quarta-feira, dia 11, o trabalho realizado por 3 participantes da Operação CARRANCA IV que acontece em Florianópolis até a próxima sexta . São eles o Thor, a Lora e a Rita, dois Labradores e um Foxhound respectivamente.

Membros do GAFAB, Grupo de Apoio à Força Aérea Brasileira, organização civil sem fins lucrativos que fornece suporte logístico a missões da FAB na região de Piracicaba, os cães são especializados em localização de vítimas de acidentes e fazem parte do Projeto Cão de Busca e Salvamento.

caogafab3 caogafab5

Altamente treinados, apenas a troca da coleira pelo peitoral já muda a postura do animal que entende que a partir desse momento está trabalhando. Como qualquer cão farejador, uma amostra do odor que ele deve buscar é mostrado para o cão, podendo ser um pedaço de roupa da vítima, por exemplo, e a partir daí o animal segue por qualquer tipo de terreno atrás do cheiro.

Sempre acompanhado pelo condutor e um grupo de apoio para remoção de obstáculos, os cachorros do projeto estão acostumados a enfrentar situações adversas como clima tempestuoso ou trabalhar com helicópteros, mesmo com todo o barulho e deslocamento de ar que o aparelho causa.

O GAFAB apoia a FAB com cães há dois anos, e pretende continuar com o projeto aprimorando as técnicas e o entrosamento com a força. As operações com cães ocorrem diariamente na Operação CARRANCA IV, e em uma das missões de simulação o piloto acidentado e ferido se distanciou do local da queda, adentrando 300 metros pela mata. Thor, Lora e Rita foram à busca do piloto, e tomando caminhos distintos os 3 encontraram a vítima sem grandes dificuldades.

caogafab2 caogafab4

Além do Projeto Cão de Busca e Salvamento, o GAFAB possui também o Projeto Cinoterapia, onde cães são levados a hospitais para auxiliar no tratamento de pessoas com doenças agudas, crônicas ou psiquiátricas.

 caogafab6

Portal Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1