Chegam os primeiros Zlín Z 242L da Bolívia

Publicado em: 18/11/2016

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 547

Tags: , , ,

Foto: ABI Agencia

A Fuerza Aérea Boliviana recebeu no ultimo dia 11 os dois primeiros aviões de treinamento Zlín Z 242L, de fabricação Tcheca, de uma encomenda de 9 concretizada em maio deste ano sob o valor total de US$ 3.3 milhões que compreendem, além das aeronaves, treinamento e suporte técnico.

As aeronaves foram entregues no Aeroporto de El Trompillo em Santa Cruz de La Sierra, distante 540km da capital La Paz, e montadas por uma equipe mista composta por funcionários do fabricante Zlin Aircraft a.s. Otrokovice e do Centro de Industria y Tecnología Aeroespacial, um centro de pesquisa boliviano.

Após a montagem as aeronaves realizaram testes em solo e em voo e foram oficialmente recebidas pela Fuerza Aérea Boliviana no dia 16. Todas as aeronaves devem ser entregues até Janeiro, com margem de atraso até Abril.

O Zlín Z 242L é uma versão remotorizada e modernizada do Zlín Z 42, aeronave de treinamento vendida no mundo desde 1970. Duas aeronaves Zlín 142, versão mais vendida da aeronave, foram utilizadas como bombardeiros pela Liberation Tigers of Tamil Eelam, no Sri Lanka, com uma adaptação que permitia o uso de até quatro bombas de 25kg cada no ventre.

Portal Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1