BAPI – Bomba Anti Pista

Publicado em: 01/06/2015

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 2205

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Por: César A. Ferreira

BAPI é um acrônimo de Bomba Anti Pista. É um artefato brasileiro, destinado ao emprego bélico contra pistas de decolagem, rolamento, pátio e hangares de bases aéreas inimigas, ou mesmo rodovias, cujo desenvolvimento deu-se sob a responsabilidade do CTA/IAE. Caracteriza-se pelo diâmetro pequeno e corpo aerodinâmico alongado, semelhante a sua contra parte francesa de maior fama: Durandal. A BAPI apresenta um comprimento total de 2,69 metros, diâmetro de 231mm e massa total de 238kg. A cabeça de guerra é de 13 kg, capaz de provocar uma cratera de até 7 metros de diâmetro por dois de profundidade, proporcionada devido a penetração da bomba, facilitada pela queima rápida de um motor foguete. Portanto, percebe-se que devido à semelhança com a arma francesa, ser a forma de operação da BAPI idêntica, ou seja, é uma arma afeita aos ataques de penetração, realizada por voos rasantes do vetor.

 

BAPI -  sob o pilone de uma aeronave de ataque SU-7 da FAI- Força Aérea do Iraque.

BAPI – sob o pilone de uma aeronave de ataque SU-22 da FAI- Força Aérea do Iraque.

O advento dos kits de guiagem de bombas relegou as armas especializadas anti – pistas o limbo da obsolescência. No Brasil desenvolveram-se as BPEN – Bombas de Penetração, nas quais podem ser agregados kits de planeio e de orientação. As armas desenvolvidas são as BPEN 500 e BPEN 1000, e sua produção está a cargo da Magnaghi Friuli Aerospace.

Como arma a BAPI é composta por quatro partes distintas, a saber: cabeça de guerra, sistema de controle e espoleta, motor foguete e para – quedas de frenagem. O envelope operacional da arma exibe uma velocidade de lançamento que se situa no intervalo entre 360 ~ 520 kts e altitude de 100 metros, aproximadamente. Na FAB, Força Aérea Brasileira, encontra-se integrada aos vetores F-5EM e A – 1M (AMX). As características desta bomba são as que seguem:

Características gerais (BAPI):
Comprimento: 2.690 mm.
Diâmetro: 231 mm.
Envergadura (diâmetro e aletas): 497 mm.
Massa Total: 238 kg.
Carga explosiva (Cabeça de Guerra): 13 kg.
Profundidade da cratera: 1,5 ~ 2 metros.
Diâmetro da cratera: 5 ~ 7 metros.

Portal Defesa

One Response to BAPI – Bomba Anti Pista

  1. Tiago Gimenes disse:

    Interessante, qual será a quantidade disponível atualmente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1