A volta da fumaça!

Publicado em: 11/07/2015

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1445

Tags: , , ,

Para todos os amantes da aviação no Brasil, uma das poucas unanimidades é o orgulho e a emoção sentida durante uma apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, ou como são mais conhecidos, a Esquadrilha da Fumaça.

Estamos sem ouvir o comando “fumaça já!” a dois anos por conta da troca do modelo de aeronave utilizada pela unidade mais famosa da Força Aérea Brasileira. Saiu o saudoso e valente T-27 Tucano, aeronave robusta que levou o EDA a vários cantos do país e do mundo, e entra o A-29 Super Tucano, aeronave tão ou mais robusta, empregada em combate e sucesso comercial da Embraer, prometendo mais emoção nas apresentações por conta da maior agilidade e velocidade do modelo.

05

Com uma potência de 1.600 shp e sua bela hélice pentapá, o A-29 é uma aeronave maior, mais esguia e que possui diferenças significativas de desempenho e pilotagem, o que justifica os dois anos de paralisação das apresentações da unidade. Um acidente fatal com um Super Tucano da Esquadrilha em agosto de 2013 durante um voo de adaptação a nova aeronave chamou a atenção para essas diferenças, e postergou a volta das apresentações para que tudo ocorresse com a maior segurança possível.

02

Agora está tudo pronto,  e a equipe está preparada para voltar a causar torcicolos e momentos de tirar o fôlego, mas tudo isso muito bem vindo e compensador. A primeira apresentação ocorre hoje, dia 11/07, em Maringá-PR. A apresentação faz parte da EAB Air Show, 18ª Feira Internacional de Aviação, e está prevista para ter início as 15h10m local. Amanha, domingo (12), mais uma apresentação está marcada e só depende da condição meteorológica local.

Estão previstas nada menos que 50 manobras.

03 04

O Portal Defesa deseja ao EDA um excelente retorno! Para mais informações sobre a Esquadrilha da Fumaça, incluindo a agenda de apresentações, acesse o site da unidade (Clique aqui).

Portal Defesa

 

Notícia anterior:
Próxima notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1