SAAB fornecerá apoio logístico a FAB por 5 anos

Publicado em: 21/12/2014

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 1866

Tags: , , , ,

Do Rio de Janeiro

 

 

Foi assinado no último dia 18, quinta-feira, o Contrato de Apoio Logístico entre a SAAB e a Força Aérea Brasileira referente a operação dos caças Gripen NG adquiridos recentemente pela força.

 

O contrato no valor de R$ 188.4 Milhões prevê o apoio logístico às 36 aeronaves adquiridas por 5 anos, de 2021 a 2026, incluindo manutenções de componentes internos e externos das aeronaves e dos equipamentos de apoio.

 

Os serviços deverão contar o máximo possível com o envolvimento direto de empresas brasileiras, a fim de capacitar o país a realizar tais serviços nos caças.

 

O Diretor da Unidade de Negócios da SAAB, Ulf Nilsson, declarou que “esse contrato torna segura a solução de apoio logístico do Gripen NG na Força Aérea Brasileira.”

 

Os 36 caças foram adquiridos em outubro, após a tão aguardada assinatura do contrato. O próximo passo, segundo o Presidente da COPAC (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, será a assinatura do contrato referente a aquisição de armamentos para o novo caça.

 

Apesar da capacidade da aeronave em utilizar armamento brasileiro ser um item fundamental para a definição do Programa FX2 do qual o Gripen NG sagrou-se campeão, é importante o uso de outros tipos de armamentos já integrados por vários motivos, entre eles a falta de um armamento correspondente da indústria nacional, ou para a criação de doutrina para um tipo de armamento ainda em fase de desenvolvimento na indústria nacional.

 

A primeira aeronave deve ser entregue em 2019, e a última em 2024, dois anos antes do final do contrato de apoio logístico assinado, e que pode ser renovado caso seja necessário, ou não se for o caso do país já estar capacitado para executar tais serviços.

 

 

 

Portal Defesa (com informações da FAB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1