Marinha do Brasil seleciona o míssil Sea Ceptor para as novas corvetas

Publicado em: 01/12/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 2005

Tags: , , , , , , , ,

Do Rio de Janeiro

A Marinha do Brasil anunciou no último dia 28 que as novas corvetas CV03, designadas Classe Tamandaré, serão equipadas com os modernos mísseis antiaéreos MBDA Sea Ceptor, ou CAMM(M).

O Sea Ceptor é um míssil de pequeno porte baseado no míssil Ar-Ar ASRAMM em operação desde 1998, e que possui além da versão lançada de navio, versões lançadas de terra, CAMM(L) e lançado por aeronaves, o CAMM(A).

É um míssil com alcance entre -1km e 25km, velocidade de Mach3, pesa 99kg e mede 3.2 metros. Possui, ao contrário do ASRAMM, um seeker baseado em radar ativo e eletrônica embarcada moderna, sendo capaz de engajar alvos de alta-performance como mísseis e outros tipo de munições, além de aeronaves e até mesmo pequenas embarcações.

A versão a ser adquirida pela MB é lançada verticalmente por um sistema de “soft launch” que ejeta o míssil por um sistema de pistões, onde só depois que o míssil está no ar e é direcionado para o alvo por meio de pequenos explosivos em sua carenagem é que o booster é acionado. Isso elimina a necessidade de exaustores de gases e reduz muito o tamanho dos lançadores verticais uma vez que não precisam resistir a queima e aos gases tóxicos e corrosivos, deixando os containers mais compactos.

Arte: MBDA

Com isso o sistema pode ser instalado em maior número em um navio, inclusive em diferentes partes dele, aumentando a eficiência da cobertura do sistema na defesa de ponto. Outra característica do míssil é sua capacidade de comunicação Datalink de alta velocidade. Isso por que o míssil é guiado até próximo ao alvo pelo navio via Datalink, com seu radar ativo sendo acionado para a guiagem terminal.

A arma encontra-se ainda em desenvolvimento, e espera-se que ela entre em operação em 2016 nas fragatas Type 23. Além do Reino Unido, apenas a Nova Zelândia e o Brasil selecionaram a arma para equipar suas marinhas.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1