ALAC deverá ser exportado

Publicado em: 18/10/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1607

Tags: , , , , ,

Do Rio de Janeiro

O ALAC, Arma Leve Anticarro, produzido pela GESPI e IMBEL e projetado em conjunto com o CTEx, deve ser exportada para 4 países, seguindo uma evolução natural e esperada do projeto, ganhando reconhecimento de outras forças armadas.

Os países não foram informados por questões contratuais, porém se sabe que são dois do Oriente Médio, um da Ásia e outro da África.

Baseado no AT-4, arma anticarro de sucesso fabricada pela SAAB Bofors Dynamics desde os anos 60, e que encontrou algumas evoluções pelas décadas de fabricação e uso, a versão brasileira recebeu melhorias principalmente no que tange ao seu peso, pois possui um lançador produzido com um misto de materiais compostos, como Fibra de Carbono e Fibra de Vidro.

A munição de 84mm do ALAC atualmente possui a capacidade de penetrar blindagens de 250mm, contra os 400mm do AT-4, porém uma nova ogiva está sendo desenvolvida, com características termobáricas, que deverão elevar para 900mm a capacidade de penetração em blindagens.

O alcance do ALAC gira em torno de 400m, e todo o sistema pesa 7.7km e não mede mais que 1.02m, sendo uma arma extremamente eficaz e portátil. Esse é o grande atrativo do ALAC.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1