IFI e SAAB se reúnem para início da certificação do caça Gripen NG

Publicado em: 25/09/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1624

Tags: , , , , ,

De Campo Grande – MS

Entre os dias 11 e 12 deste mês, representantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial – IFI/CPA e da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão – IFI/CSG se reuniram, pela primeira vez, com a Aeronaitics Quality Assurance System – SAAB para tratar sobre o início do processo de certificação da aeronave Gripen NG.

Neste encontro, foi apresentado à empresa um breve histórico do Instituto e a empresa, por sua vez, apresentou ao órgão certificador a sua estrutura organizacional envolvida no desenvolvimento da aeronave. Os analistas do IFI debateram, entre outros assuntos, sobre o Master Certification Plan que a SAAB irá submeter ao IFI, de forma a possibilitar a aceitação desse documento. Também foi discutido com IFI/CSG sobre o SAAB Aeronaitics Quality Assurance System e como o Instituto verificará a aderência dos requisitos AQAP a este sistema.

A certificação da aeronave Gripen NG com relação aos requisitos de aeronavegabilidade será realizada pela autoridade suéca, FLYGI; enquanto os requisitos de cumprimento de missão serão verificados pelo órgão FMV da Força Aérea Suéca. A IFI/CPA irá acompanhar esses processos e, após validá-los, irá emitir um Certificado de Tipo ao projeto da aeronave Gripen NG. No processo de Garantia Governamental da Qualidade o IFI / CSG fará uma validação do Sistema da Qualidade adotado pela SAAB.

Portal Defesa via IFI(DCTA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1