Exercício Transportex 2014

Publicado em: 22/08/2014

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 2662

Tags: , , , , , , , , ,

De Campo Grande – MS

Do dia 11 a 26 de agosto do corrente ano, a Base Aérea de Campo Grande (BACG) recebeu pela segunda vez uma edição do Exercício Operacional Transportex. A primeira deu início na própria BACG em 2008, esse ano foi realizada a quarta edição que acontece a cada dois anos sob o comando da V FAE, Quinta Força Aérea, unidade responsável pela aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. No exercício, foram executados treinamentos na área de Navegação a Baixa Altura(NBA), voo em formação, lançamento de carga(Extração pela rampa traseira nas aeronaves C-130 e C-105, porta lateral no caso do Bandeirantes C-95) e pessoal, lançamento de salto livre operacional a grande altitude, reabastecimento em voo e missões com uso de óculos de visão noturna.

 C-130M e C-105 decolam para mais uma missão: Foto – Gerson Victorio

 Objetivo

Segundo o Brigadeiro-do-Ar, Robson Roger Garcia Tavares de Melo, comandante da Quinta Força Aérea (V FAE): “Nosso propósito é melhorar a capacidade operacional e na Transportex temos um laboratório rico em técnicas e táticas que elevarão o nível dos nossos tripulantes. O treinamento é essencial para manter nossa proficiência. Nós pretendemos evoluir a doutrina da aviação de transporte da FAB para que ela fique mais próxima possível da doutrina internacional empregada pela OTAN”
Para testar as novas técnicas, um cenário de combate foi montado no Mato Grosso do Sul, onde há a simulação de ameaças no solo e no ar com a utilização de radares e sistemas de lançamento de mísseis portáteis. São situações que podem surgir durante a missão e exigir a aplicação de medidas evasivas. A atividade coloca em prova não só a atuação da tripulação, mas os sistemas de autodefesa das aeronaves C-130 Hércules e C-105 Amazonas. A coleta e análise das lições aprendidas após cada evento apontam os acertos e os ajustes necessários para aperfeiçoar as técnicas.

 Piloto de F-5M e C-105 completam mais uma missão de treinamento: Foto – Gerson Victorio

“Os voos agora são mais baixos e mais rápidos para que a aeronave fique o menos exposta possível às ameaças inimigas”, explica o Tenente-Coronel Mauro Cezar de Azevedo Pereira, Chefe da Seção de Doutrina e Estudos da Quinta Força Aérea (V FAE). Os horários dos lançamentos também estão menos rígidos para que seja realizada a análise das “janelas de oportunidades” e o melhor momento para realizar a manobra. A atualização das técnicas empregadas na aviação de transporte da FAB vem sendo estudadas desde a participação do Primeiro Esquadrão do Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) no exercício operacional canadense de guerra aérea, a Maple Flag, em 2012.

 

 As aeronaves E-99 e H-1H foram de fundamental importância ao apoio no exercício: Foto – Gerson Victorio

 Participaram do exercício os seguintes esquadrões e aeronaves
C-130M
1° GTT(Grupo de Transporte de Tropa), “Coral”; 1°/1° GT(Grupo de Transporte), “Gordo”.
C-99A
1°/2° GT(Grupo de Transporte), “Condor”.
C-105/A
1°/9° GAv(Grupo de Aviação), “Arara”; 1°/15° GAv, “Onça”.
C-95B/C-M
1°/5° GAv(Grupo de Aviação), “Rumba”; 1º ETA(Esquadrão de Transporte),”Tracajá”; 2º ETA, “Pastor”; 3º ETA, “Pioneiro”;4º ETA, “Carajá”; 5º ETA, “Pégaso”; 6º ETA, “Guará”; 7º ETA, “Cobra.
SC-105 e H-1H
2°/10° GAv(Grupo de Aviação), “Pelicano”.
E-99
2°/6° GAv(Grupo de Aviação), “Guardião”.
F-5M
1° GAC(Grupo de Aviação de Caça), “Senta Pua”.

 

 

 LAPES (Low Altitude Parachute Extraction System)

Ou sistema de extração por para-queda a baixa altitude, criado nos EUA, foi usado na Guerra do Vietnan pela primeira vez, é um método de entrega de transporte aéreo militar tático, em que uma aeronave de carga de asa fixa pode depositar material quando o pouso não é uma opção ou em uma área muito pequena quando a precisao por lançamento a média/grande altitude fica comprometida. Durante a Transportex a FAB fez lançamentos com sucesso por esse método utilizando a aeronave C-130M.

 C-130M Hércules em manobra de entrega LAPES: Foto Ten. Enilton/FAB

 NVG

Nesta edição do exercício, foi feita pela primeira vez o lançamento de carga pesada com o uso do NVG (Night Vision Google) em inglês, ou Óculos de Visão Noturna(OVN), em português. Este equipamento tem a capacidade de aumentar a luz residual em até 50 mil vezes, permitindo aos tripulantes “enxergarem” quase que como de dia. Todas a missões de lançamento noturno feito pelo C-105, única aeronave do exercício que realizou o procedimento com o equipamento noturno, ocorreram com voo em Navegação a Baixa Altura(NBA), este tipo de voo requer muito precisão da tripulação em sua pilotagem, pois tem uma altitude variante entre 100 a 300 mts desde a sua decolagem, praticamente contornando o terreno abaixo. Se de dia esse tipo de voo já exige muito da tripulação, a noite a dificuldade aumenta. Depois de um tempo de uso, o NVG pode provocar perda da sensação de profundidade, dificultando o referencial em relação à distância. O lançamento da carga ocorreu a pouco mais de 200 mts a 15Km da BACG, foi lançado um fardo de 1.750 Kg.
Os dois esquadrões operadores da aeronave C-105, 1º/9º GAv, “Arara” e o 1º/15ºGAv, “Onça”, fizeram lançamento noturnos com o uso de NVG, isso só foi possível depois de extenso treinamento em simulador do C-105 localizado na Base Aérea de Manaus(BAMN), sede do 1º/9º GAv , além de muito planejamento na realização da missão. Esses dois esquadrões são pioneiros na aviação de transporte da FAB no uso de NVG, tendo já realizados outras missões em treinamento como navegação a baixa altura e pouso tático noturno em pista sem auxílio a navegação, apenas utilizando equipamentos especiais para orientação no solo.

 

 Preparação da aeronave C-105 para lançamento noturno de carga pesada: Foto – Sgt. Bastista/FAB

Confira agora a galeria preparada pelo Portal Defesa do exercício Transportex 2014:

 (Clique na imagem para ampliar)

 

 

Portal Defesa

5 Responses to Exercício Transportex 2014

  1. Corsário disse:

    Parabéns!

  2. gersonvictorio disse:

    Obrigado LUIZ.

  3. LUIZ disse:

    PARABENS,LINDAS FOTOS.

  4. gersonvictorio disse:

    Obrigado pelo elogio Ricardo Pereira, sempre bom revê-lo por aqui, uma honra, o clima bom e as aeronaves colaboraram muito.

  5. Ricardo Pereira disse:

    Bela Materia e lindas fotos

    Ricardo Pereira

    http://www.assuntosmilitares.jor.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1