X-47B realiza operações em conjunto com F/A-18E

Publicado em: 19/08/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1438

Tags: , , ,

Do Rio de Janeiro

A Marinha dos Estados Unidos está realizando desde o último dia 17 até o final do mês mais uma bateria de testes com o Veículo Aéreo Não Tripulado, VANT, X-47B a bordo de um Porta-aviões, o CVN-71 USS Theodore Roosevelt.

Os testes atuais esperam estabelecer o padrão de operação de VANTS no convôo de um navio em conjunto com aeronaves tripuladas.

O X-47B realizou decolagens e pousos com segurança, e pela primeira vez entrou na final para pouso em um Porta-aviões sendo seqüenciado por uma aeronave tripulada, um F/A-18E Super Hornet. Isso exige da aeronave e do pessoal de solo uma operação ordenada e rápida a fim de livrar o convôo para o pouso do Super Hornet o mais rápido possível.

Em geral uma aeronave tripulada livra a área de pouso em menos de 60 segundos, já o X-47B em sua primeira operação do tipo levou 90 segundos para abrir caminho para o próximo pouso.

Para que isso fosse necessário, o gancho de parada da aeronave foi modificado, e seu software atualizado para permitir que o X-47B recolha as asas enquanto taxia para sua posição no deck.

Os testes com o X-47B fazem parte de um programa que pretende levar uma versão desta aeronave para a operacionalidade em torno de 2020 ou 2021, e atualmente não se tem definido nem mesmo quem vai “operar” o X-47B, se serão pilotos, oficiais ou alistados, já que a única interferência humana no voo do X-47B se dá no convôo, sendo todo o resto automatizado e programado.

Não se sabe também se o X-47B será operado em um esquadrão independente, ou integrado a um esquadrão que opere E-2 Hawkeye ou até mesmo F/A-18E Super Hornet.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1