Primeiro 767 da FAB já se encontra em Israel

Publicado em: 18/08/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 4247

Tags: , , , ,

Do Rio de Janeiro

No dia 7 de junho, pousou no Aeroporto Internacional de Bem Gurion, em Tel Aviv, o Boeing 767-300 de matrícula israelense 4X-AGM vindo de Maine, nos Estado Unidos em um voo de aproximadamente 10 horas de duração.

Este fato, aparentemente corriqueiro para um aeroporto deste porte e aparentemente sem muita importância, tem um grande significado para a Força Aérea Brasileira, pois se trata do primeiro Boeing 767 da FAB, e que se encontra neste momento nas instalações da IAI (Israel Aircraft Industries) no próprio aeroporto de Bem Gurion para ser modificado para a versão KC-767, ou seja, um novo reabastecedor aéreo para o Brasil!

A aeronave em questão, modelo 767-328ER, de número de série 27135 LN:493, levantou voo pela primeira vez no dia 28/4/1993, sendo entregue menos de um mês depois para a Air France, sob a matrícula F-GHGI, onde permaneceu por 10 anos. A aeronave então foi entregue ainda em 2003 e sob o prefixo C-GZUM para a Zoom Airlines, uma empresa canadense que encerrou suas atividades em agosto de 2008 após entrar em falência econômica. No mesmo ano a aeronave recebeu seu novo prefixo, N764NA, e novas cores, Branco, Azul e uma linha Amarela ao longo da fuselagem. Era então operada pela North American Airlines, uma pequena empresa aérea americana que foi forçada a encerrar suas operações com voos regulares e partir para o mercado de voos do tipo charter para não encontrar o mesmo fim da Zoom Airlines.

A empresa deixou de voar esta aeronave em abril deste ano, quando então a Força Aérea Brasileira se interessou por ela, mesmo tendo mais de 10 anos de vida, condição para a aquisição pela FAB estabelecida em seu edital.

Impulsionado por motores GE CF-6-80, o 767 será modificado para o padrão MMTT (Multi Mission Tanker Transport), recebendo uma atualização de seus aviônicos, capacidade maior de carga, uma porta lateral de carga, além dos POD’s dos cestos e mangueiras para reabastecimento aéreo nas asas.

A mesma aeronave foi vista chegando em Tel Aviv com um “boom” instalado na cauda, porém acredita-se que era um mock-up do sistema de reabastecimento para fins de demonstração da IAI, já que a fuselagem do 767 recebeu também as inscrições “IAI B767-300 MMTT” nas laterais. O sistema de reabastecimento aéreo por “boom”, ou lança, não é utilizado pela FAB.

Serão ao todo 3 aeronaves a serem modificadas para a FAB. Todas serão operadas pelo 2º/2º GT.

Portal Defesa

5 Responses to Primeiro 767 da FAB já se encontra em Israel

  1. JC disse:

    ÓTIMAS NOTICIAS, na época achei estranho a velocidade em que o programa foi concluído, e depois de um tempo já estava preocupado com as faltas de mais noticias sobre os 767. Até achei que tinha acontecido algo com o programa

  2. leonardojm disse:

    Boa noite mike! Muito obrigado pelo interesse no assunto. Deixo abaixo a Nota Oficial da FAB de 14/03/2013 encerrando o processo KC-X2:

    FAB encerra processo de seleção de aeronaves reabastecedoras

    O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que o Comando da Aeronáutica encerrou o processo de seleção das duas aeronaves de grande porte que substituirão os KC-137 operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2°/2°GT).

    A proposta escolhida foi a da empresa Israel Aerospace Industries – IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.

    O Projeto KC-X2, como foi chamado o processo de substituição dos aviões, foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro.

    Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados, desde então, em diversas missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.

    Brasília, 14 de março de 2013

    Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno

    Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

    —————————————————-

    Ou seja, essa é a confirmação de que o Comando da FAB selecionou o 767 incluído na proposta da IAI.

    Ja no dia 27/11/2013 a Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados garantiu a aprovação da emenda destinando R$30.000.000.00 para o projeto KC-X2.

    Já a confirmação se esta aeronave em específico será a da FAB, esta parte de fontes não divulgáveis no momento. Mas o Portal Defesa não foi o primeiro site a divulgar esta notícia, portanto, não posso dizer que a informação privilegiada seja minha. rs

    Espero ter respondido.

    Um forte abraço!

  3. mike disse:

    Ok, Leonardo!

    A IAI selecionada com os 767's e pilotos em treinamento, mas a confirmação de compra já ocorreu? Ainda não houve nenhuma divulgação por parte do MD ou do Cmdo da FAB.

    A aeronave em questão, modelo 767-328ER, de número de série 27135 é realmente a que vai vir para a FAB? Essa é uma informação muito privilegiada e confirmaria a compra.

    E o apoio de solo? Existe alguma programação para qualificação dos demais membros, além dos pilotos?

    Agradeço seu empenho nesse assuntos e estamos no aguardo para o kc-x2!

    Abraço!

  4. leonardojm disse:

    Senhor José, muito obrigado por ler nosso portal! Todo o trabalho que fazemos é sempre pensando em como atender da melhor forma possível nossos leitores.

    Quanto a sua pergunta, no final do ano passado os recursos para tal compra já haviam sido garantidos, sendo que a FAB acabou selecionando a IAI na concorrência KC-X2 no primeiro semestre do ano passado para a conversão dos 767's. Os pilotos do 2º/2º GT inclusive já realizam treinamento para operar o Boeing 767 desde novembro de 2013.

    Um forte abraço!

  5. José disse:

    Bom dia Leonardo.

    Gostaria muito de acreditar na sua reportagem. Primeiro porque sou brasileiro e gostaria de ver o meu país com uma aeronave desse porte, capaz de atender a milhões de brasileiros, quando se fizesse necessário. E em segundo lugar, por achar que as Forças Armadas (nesse caso a FAB), merecem equipamentos decentes e compatíveis com o nível de seus militares. Porém, a FAB não tem nenhum contrato assinado com a IAI e muito menos recursos para tal aquisição. E ,mais do que isso, não se compra aeronaves ou algo que o valha a 2 meses de eleição.

    Continuo na torcida esperando que sua reportagem possa se tornar verdadeira.

    OBS: Qual seria sua fonte?

    Abraço

    José

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1