Tigr selecionado para equipar forças especiais russas

Por: César Antônio Ferreira

A Rússia acaba de equipar o seu Comando de Operações Especiais com veículos de reconhecimento e exploração Gaz Tigr M, segundo informa o Coronel Yaroslav Roshchupkin, oficial do Distrito Militar Central da Rússia, ao qual o Comando de Operações Especiais está subordinado. O numero de viaturas incorporadas é de dez veículos.

 Gaz Tigr da Guarda Republicana da República Oriental do Uruguay, UNOE (Unidade Nacional de Operações Especiais).

 Foto: Portal Defesa – Gerson Victorio.

O veículo Gaz Tigr ganhou modificações dentro do processo de evolução contínua do produto promovido pelo fabricante, Gorkovsky Avtomobilny Zavod (Russia, Nizhny Novgorod) e hoje conta, inclusive, com proteção NQB (contra contaminação nuclear, química e bacteriológica). Testado intensamente pelas agências estatais russas, o Gaz Tigr exibe hoje proteção homologada contra IED nível III (explosivos até 8 kg). Ademais possui proteção balística contra munição 7,62 x 51 mm, ou seja, atende ao padrão russo classe 6, equivalente ao STANAG 4569.

Apesar de ser um veículo russo, o Gaz Tigr já foi equipado com um motor fabricado no Brasil, no caso, com duas opções de motores brasileiros: Cummins B-180-20, com 132 hp – (180 hp – Turbo Charged) e Cummins B-215-20, com 158 hp – (215hp – Turbo Charged). Hoje conta com um motor russo, algo que era natural de se esperar, YaMZ-534, com 190 hp (240 – Turbo Charged).

 Gaz Tigr visto em ação na Criméia. Foto: internet.

 O veículo pode levar oito combatentes, tração 4 x 4, dista 40 cm do solo e possui piso com proteção anti-fragmentos. É um veículo que conta com a confiança do Exército da Federação Russa e que para tanto foi submetido a testes exaustivos em vários tipos de terreno, lama, neve, a viscosa lama do degelo (Rasputitsa) e a tradicional pista de obstáculos. Os operadores do Gaz Tigr, além da Federação Russa são: China, Uruguai, Nicarágua, Congo, Armênia, Guiné e Mongólia. No âmbito da Federação Russa, o Ministério da Defesa ordenou 700 veículos para equipar as forças armadas daquele país. O veículo que já entrou em ação em operações contra o terror no Daguestão, foi visto em profusão, nas ações recentes havidas na Criméia quando a Rússia incorporou novamente a península.

Este veículo, Gaz Tigr, já foi alvo de um artigo do Portal Defesa: Test Drive – Blindado Gaz Tigr!

 

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1