Marinha do Brasil testa o CAMCOPTER S-100

Publicado em: 06/06/2014

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 1221

Tags: , , , , , ,

Do Rio de Janeiro

A Marinha do Brasil testou nos primeiros dias deste mês de Junho, a bordo do Navio de Patrulha Oceânica P121 APA na costa do Rio de Janeiro, o UAV Austríaco Schiebel CAMCOPTER S-100, dando continuidade ao processo de avaliação do programa ARP-E (Aeronave Remotamente Pilotada – Embarcada) que testou em fevereiro deste ano o UAV ScanEagle da Boeing/INSITU.

O CAMCOPTER S-100 é um UAV helicóptero, bi-pá monomotor com capacidade de levar até 75kg distribuídos em dois pontos nas laterais da fuselagem. Essa carga pode ser desde armamento leve, até equipamentos de vigilância, guerra eletrônica ou controle de área.

Os testes na Marinha do Brasil ocorreram entre os dias 2 e 5 de Junho, a cerca de 150km da costa do Rio de Janeiro e a bordo do NPaOc P121 APA, o mesmo navio que em fevereiro testou o ScanEagle. Foram realizados voos durante o dia e a noite, com diferentes cargas e distâncias, chegando a operar a 44 milhas náuticas, cerca de 80km, de distância do navio-base.

O CAMCOPTER S-100, porém, pode operar a até 180km de distância a uma altitude de 5.400m e permanecer em patrulha numa mesma área por cerca de 6 horas. Alcança também uma velocidade máxima de 220km/h.

A Marinha pretende adquirir meios aéreos não tripulados para funções de patrulha e vigilância, e não descarta até mesmo que o programa ARP-E seja concluído com a compra de ambos os modelos testados, uma vez que é possível empregar as aeronaves de forma a uma complementar a outra.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1