Marinha do Brasil é apresentada ao Bell 429WLG

Publicado em: 05/06/2014

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 1728

Tags: , , , , , , , ,

Do Rio de Janeiro

A Marinha do Brasil recebeu nos dias 12,13 e 14 de maio em suas instalações da Base Aérea e Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, uma equipe da empresa americana Bell Textron com o intuito de demonstrar as capacidades do seu mais novo produto na categoria de helicópteros leves, o Bell 429WLG.

A aeronave, lançada em outubro de 2013 pela Bell, é a versão com trens de pouso com pneus e retráteis do já confiável Bell 429 em uso no mundo. Essa mudança, por si só, já garante vantagens consideráveis sobre a versão com esquis.

Entre elas podemos citar a facilidade de manobra da aeronave em solo, seja rebocada ou em taxi, além é claro do fato dos trens de pouso com pneus serem mais resistentes ao fenômeno de ressonância com o solo, efeito que tende a danificar gravemente um helicóptero em solo.

A nova aeronave conta ainda com sistemas modernos de controle, como piloto automático digital para os dois pilotos, capacidade IFR Single Pilot e glass cockpit, além de contar com um gravador digital de dados, manete de potência integrado ao coletivo e assentos anti-crash.

O Bell 429WLG foi apresentado ao esquadrão HU-1 em diferentes situações de voo, como em manobras SAR, voo IFR, RNAV e pane em um dos motores.

A aeronave concorre no programa UHP da Marinha do Brasil, que visa a substituição dos modelos UH-12 e UH-13 (AS350 e AS355 respectivamente) para emprego geral na força. Atualmente as propostas dos concorrentes estão em estudo, visando a elaboração do Relatório do Estudo de Exeqüibilidade, que dará continuidade ao processo.

O Bell 429WLG possui dois motores P&W 207D1 com 625SHP cada, autonomia de 700km e pode atingir uma velocidade de 270km/h.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1