Palestra do Escritório de Projetos de Exército no Tecnoparque de Santa Maria

Publicado em: 22/05/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1775




No dia 20 de maio de 2014 foi realizada, no auditório do Tecnoparque de Santa Maria, uma palestra do escritório de Projetos do Exército (EPEx) contando com a presença de autoridades civis e militares, bem como representantes das indústrias e Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) e Comitê da Indústria de Defesa e Segurança (COMDEFESA) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). O evento organizado pelo Polo de Defesa juntamente com a ADESM, 3ª Divisão de Exército e COMDEFESA, possibilitou a apresentação da potencialidade de Santa Maria dentro do segmento industrial de defesa, bem como ao EPEx demonstrar suas atividades, aos representantes empresariais da cidade.

Na ocasião foi realizada pelo Sr. Diogo de Gregori, superintendente executivo da ADESM, uma apresentação onde foram exibidos o perfil industrial da cidade de Santa Maria, seu polo intelectual e vocação militar. Situada no centro do Rio Grande do Sul, Santa Maria possui a 5ª maior população do estado, sendo o 2º maior contingente militar do Brasil, e tendo a maior concentração de blindados da América Latina, a cidade também está prestes a tornar-se o maior centro de simulação do país. Santa Maria possui 8 instituições de ensino superior, com uma população de 35 mil estudantes universitários, e quase 3 mil estudantes de nível técnico em seus 3 colégios técnicos, o que a coloca como o 3º maior exportador de cérebros do país, ficando atrás apenas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A cidade também conta com 3 incubadoras empresariais e tecnológicas, totalizando 50 vagas, dentre as quais se destaca o novo Tecnoparque, contando com 20 empresas colaboradoras, e 11 já aprovadas para instalação. Nas dependências do Tecnoparque de Santa Maria, as empresas poderão contar com 32 computadores de alto desempenho, softwares de desenvolvimento de protótipos e renderização, bem como uma impressora 3D de ultima geração.

Após a apresentação do representante da ADESM, a palestra ficou a cargo do General de Divisão Luiz Felipe Linhares, chefe do Escritório de Projetos do Exército, que apresentou o EPEX e suas atividades aos presentes. O escritório de Projetos do Exército foi criado em 2012, devido a necessidades da END, e tem como suas principais atribuições a gestão dos Projetos Estratégicos do Exército (PEE), que atualmente são sete:



Atualmente, o Exército desenvolve sete Projetos Estratégicos, com o objetivo de modernizar a Força Terrestre e prepara-la para enfrentar os desafios do século XXI. Os projetos são os seguintes:

· Recuperação da Capacidade Operacional da Força Terrestre: Visa a dotar as unidades operacionais de Produtos de Defesa imprescindíveis ao seu emprego operacional.

· Defesa Cibernética: Visa ao desenvolvimento do Setor Cibernético, cuja implantação no âmbito da Defesa está, como previsto na Estratégia Nacional de Defesa, sob coordenação e integração do Exército Brasileiro.

· Nova Família de Veículos Blindados de Rodas de Fabricação Nacional: A nova família de blindados sobre rodas (GUARANI) permitirá a substituição das viaturas da extinta ENGESA, que já contam com mais de 30 anos de uso.

· Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras Terrestres (SISFRON): O SISFRON, além de fortalecer a presença do Estado na faixa de fronteira terrestre, incrementará a capacidade do Exército de monitorar áreas de interesse para a Defesa Nacional.

· Sistema Integrado de Proteção de Estruturas Estratégicas Terrestres (PROTEGER): O sistema PROTEGER destina-se à integração de esforços voltados para a proteção das Estruturas Estratégicas Terrestres do País, garantindo o funcionamento de infraestruturas e serviços essenciais ao desenvolvimento socioeconômico.

· Sistema de Defesa Antiaérea: A atualização do Sistema de Defesa Antiaérea e sua integração aos demais sistemas componentes do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro será fundamental para a Defesa Aérea do Brasil, sendo inclusive utilizados nos Grandes Eventos (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos) a serem realizados nos próximos anos.

· Sistema de Mísseis e Foguetes ASTROS 2020: O sistema ASTROS 2020 atenderá a uma demanda estratégica da Defesa Nacional. Destina-se a prover o país, especialmente a Força Terrestre, de produtos de defesa de elevada capacidade dissuasória, incluindo o desenvolvimento de um míssil com alcance de até 300 km e o aperfeiçoamento no atual sistema de foguetes ASTROS II. Irá proporcionar grande modernização para a Artilharia do Exército.

Além do gerenciamento de projetos estratégicos, foi ressaltada como uma das principais missões do EPEx a criação e consolidação de uma cultura de desenvolvimento de projetos dentro do exército. O EPEx tem um papel de vital importância no processo de modernização do exército, e também na nova Estratégia Nacional de Defesa. Este processo de mudança, trás consigo uma nova forma de pensar e desenvolver projetos estratégicos, fundamentada na eficiência e efetividade, evitando a perda de capital devido à descontinuação do desenvolvimento de projetos e da sua produção, criando um novo relacionamento com a base da indústria de defesa. O EPEx seguindo o planejamento estratégico do exército, e através das Normas para Elaboração Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos no Exército Brasileiro (NEGAPEB) vem trabalhando na capacitação das indústrias de defesa, para que estas possam atender integralmente as demandas da área de defesa nos próximos anos, e auxiliar o Exército Brasileiro no cumprimento de sua missão constitucional.

O evento foi muito positivo, abrindo portas para parcerias público-privadas e reforçando a consolidação do polo de defesa em Santa Maria, que vê uma oportunidade concreta para se tornar um importante centro nacional dessa indústria. Cada vez mais é nítida a percepção de que a indústria brasileira de defesa ressurgiu mais madura, e apoiada por 3 forças militares que além de uma nova visão, possuem a consciência de que Defesa se também é feita com base em empresas altamente capacitadas, e no desenvolvimento e continuidade de projetos.


E guarde esta data:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1