Inaugurada linha de produção do KC-390

De Brasília


Nesta data última de 20 de maio de 2014, com a presença da Excelentíssima Senhora Presidenta da República Dilma Vana Rousseff, do Sr. Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, do Sr. Ministro da Defesa Celso Amorim, bem como do Sr. Diretor – Presidente da empresa Embraer, Frederico Curado, em um evento solene, foi inaugurada a linha de produção do cargueiro militar KC-390, nas instalações da empresa localizada na cidade de Gavião Peixoto, distante da capital paulista em 306 km.

Protótipo do KC-390 em sua linha de montagem, que conta com uso de robôs de produção. Foto: internet.

No referido evento foi assinado contrato entre o Governo Federal e a empresa Embraer com vista à fabricação de 28 aeronaves KC-390. O valor divulgado foi da ordem R$ 7,2 bilhões, e a documentação complementar do contrato tem o término esperado para os próximos 90 dias. A cerimônia marca o início da produção do modelo, neste momento centrada na conclusão do primeiro protótipo, com prazo estipulado para outubro do corrente ano.

O contrato prevê suporte logístico (fornecimento de peças e serviço de manutenção) para as aeronaves encomendadas, que somam 28 unidades para a FAB – Força Aérea Brasileira, e intenções de compra por parte do Chile (6), Colômbia (12), Argentina (6), Portugal (6) e República Tcheca (2). A Embraer acredita em mercados de vulto para aeronave na Ásia, Oriente Médio, África, América Latina e Europa. Espera-se atender um mercado consumidor de aproximadamente 700 aeronaves, que devem proporcionar um retorno da ordem de 50 bilhões de dólares.

Prototipo do KC-390 em andiantado estado de montagem. Foto: internet.

A Embraer anuncia que o projeto KC-390 envolve a participação de outras 50 empresas brasileiras e a geração direta de 1500 empregos qualificados junto à Embraer, ademais, o anúncio da produção nas novas instalações de Gavião Peixoto, que superam os 30 mil quadrados de área construída, acabou por gerar alta nas ações da Embraer na bolsa. Às 13h18, o papel da empresa subia 1,88 por cento ( 18,97 reais), enquanto a valorização do Ibovespa apontava 0,62 por cento.

O KC-390 é uma aeronave de transporte militar com capacidade de carga da ordem de 23 toneladas. A aeronave deverá ser dotada de independência do suporte de solo e robustez para uso de pistas não preparadas, com uso previsto para transporte de tropas paraquedistas e evacuação aeromédica. Outros usos, tal como combate a incêndios florestais, também estão previstos.

Características:




Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1