Síria tem utilizado SAM’s contra aeronaves turcas

Publicado em: 02/05/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1032

Tags: ,

Do Rio de Janeiro

A Força Aérea Turca revelou recentemente que suas aeronaves, ainda em espaço aéreo turco, tem sido detectadas e travadas por radares de sistemas anti-aéreos sírios localizados próximos a fronteira entre os dois países.

Geralmente os alvos são os caças F-16, que recebem em seu sistema de RWR (Radar Warning Receiver) o aviso de que foram travados como alvo por um radar anti-aéreo.

Estes episódios tiveram início em Novembro do ano passado, porém recentemente o número de casos e o tempo em que as aeronaves são “trackeadas” (travadas como alvo) tem aumentado consideravelmente. Provavelmente por conta do abate de um MiG-23 no dia 23 de Março.

O total de tempo de aeronaves turcas travadas por sistemas anti-aéreos sírios já soma mais de 20 minutos, o que tem na realidade servido de fonte de informações de inteligência para aprimorar os sistemas anti-mísseis e para aprender como as forças Sírias tem utilizado suas baterias anti-aéreas.

Já foram identificadas pelas aeronaves turcas o uso de sistemas SA-2 Guideline, SA-5 Gammon, SA-22 Greyhound e SA-17 Grizzly.

Uma aeronave Airtech CN235, utilizada pela Força Aérea Turca para transporte, vigilância e patrulha marítima também chegou a ser travada em um dos episódios.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1