Concluída a popa do Sebastopol

Por: César A. Ferreira

Foi lançada ao mar a popa finalizada da segunda embarcação russa da classe Mistral,na data última de 30 de abril de 2014, em uma cerimônia marcada pela presença de representantes da Empresa Rosoboronexport, da Empresa de Unida de Construção Naval – Planta do Báltico e dos representantes franceses das empresas DCNS e STX France.

A popa da referida embarcação, finalizada na cidade de São Petersburgo, deverá ser enviada para o estaleiro francês na data de 16 de junho corrente. A embarcação já teve o seu nome definido como Sebastopol, como referência direta ao porto que sedia a Marinha da Federação Russa no Mar Negro. Este nome substitui o batismo previsto de Novorossiysk, que também é o nome de uma cidade que sedia um porto que serve à frota russa.

A classe Mistral é um navio de Assalto anfíbio de projeto francês. Três unidades foram construídas poe encomenda do Ministère de la Défense: Mistral, Tonerre e Dixmude. Encontra-se em estágio final para entrega ao cliente o primeiro vaso russo da classe, o Vladivostok. A presente secção construída no Baltico complementará a segunda unidade (Sebastopol). Denominados pela Marine Nationale como BPC – Bâtiments de Projection et de Commandement, ou navio de projeção de comando, é capaz de transportar 16 helicopteros de transporte, ou ataque, 4 lanchas de desembarque, que podem ser as EDA-R, concebidas pelos estaleiros CNIM Socarenam, 13 Carros de Combate da ordem de 60 toneladas, ou um batalhão de 450 fuzileiros combatentes. Além das instalações para acomodação de tropas e equipamentos o BPC conta com um hospital de campanha com 69 leitos.

O Ministério da Defesa da Federação Russa escolheu o helicóptero de ataque Kamov Ka-52 como aeronave orgânica dessas embarcações.

Características da Classe Mistral:
Deslocamento: 21.300 Tons. 16.500 toneladas (vazio).
Comprimento: 199 metros.
Boca: 32 metros.
Calado: 6,3 metros.
Velocidade: 18,8 nós.
Autonomia: 19.800 km a 15 nós.
Tripulação: até 450 oficiais e marinheiros. Normalmente: 20 oficiais, 140 marinheiros.
Potência instalada: 3 Diesel Alternadores Wärtsiä V32 (6,2 MW) e 1 Wärtsilä Auxiliar Diesel Alternador 18V200.
Propulsores Azimutais: 2 Rolls Royce Mermaid (2×7 MW) – hélices de cinco pás.
Convés corrido: 6 helipontos.

 

 

 

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1