Tensão sobre o Mar da China

Publicado em: 30/11/2013

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 960

Tags: ,

Do Rio de Janeiro

A PLAAF, Força Aérea Chinesa, enviou na última sexta-feira (29) ao menos dois caças à nova Zona de defesa e identificação aérea estabelecida pelo país sobre o Mar da China no último dia 23, com o intuito de monitorar aeronaves americanas e japonesas na região.

Os caças chineses identificaram duas aeronaves americanas e 10 japonesas, incluindo um caça F-15, que realizavam voos sobre a área sem qualquer contato com a China, uma das exigências do país para qualquer aeronave seja civil ou militar que entrar em tal área.

A Zona de defesa e identificação aérea estabelecida pela China tem causado tensões entre os países da região e os Estados Unidos por se situar sobre uma área em litígio com o Japão e Coréia do Sul.

A China estabeleceu regras para as aeronaves que cruzarem tal região, como informarem o plano de voo, nacionalidade e manterem dois canais de rádio livres para comunicação com o controle aéreo.

O problema é que a região inclui uma rocha disputada pela China e Coréia do Sul, e um conjunto de ilhas disputadas com o Japão chamadas de Senkaku.

A tensão é vista com cautela pela comunidade internacional pelo fato da área em torno das Ilhas Senkaku possuir campos de petróleo e gás recém descobertos. Os Estados Unidos entraram na briga por contarem com bases militares nos países envolvidos, e sob o argumento de apoio aos aliados.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1