Rússia lança ao mar o Novorossiysk

De Brasília.

A classe Project 636 Varshavyanka, é uma evolução do afamado Project 877 Kilo, levado a cabo pelo igualmente famoso escritório de projetos navais Rubin, submarino cujas características de discrição, detecção (sensores) e armas lhe agraciaram como uma ameaça mortal, pela USNAVY.

O novo Novorossiysk é herdeiro de todas as qualidades do Kilo, com algo mais, visto que é um desenvolvimento desta classe, e possui, dentre as armas disponíveis, torpedos pesados USET-80, torpedos autocavitantes VA-111 Shkval, capazes de realizarem corridas com a espantosa velocidade de 400 km/h devido ao fato de gaseificarem a superfície líquida em contato com o torpedo durante o seu avanço, mísseis de cruzeiro Klub-S, com 300 km de alcance, e para defesa contra helicópteros e patrulheiros em voo baixo, até oito mísseis Igla-S.

A classe 636 mantém o característico casco duplo, o que proporciona extrema robustez ao casco, bem como uma profundidade de mergulho operacional na faixa dos 300 metros. Dado o fato de que esta classe é reconhecida pela discrição, percebe-se a engenhosidade aplicada ao casco, posto que cascos duplos são afeitos a produção de assinaturas sonoras, ademais, esta classe exibe notória capacidade de manobra, típica dos projetos compactos. O perfil hidrodinâmico refinado permite corridas até 25 nós quando submerso, e autonomia de 5.900 milhas náuticas.

O Novorossiysk deverá ser destacado para a Frota do Mar Negro, e sediado em Sebastopol, isso com vistas a proporcionar sempre que necessário o reforço para o desdobramento da Marinha Russa no Mar Mediterrâneo, onde devido as suas características de desempenho em águas rasas, deverá colocar em xeque as forças de superfície e submarinas das potências ocidentais, no referido mar. A construção do Novorossiysk findou-se no período de três anos e dois meses.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1