Conheça a TJ1000

Publicado em: 20/11/2013

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 4456

Tags: , , ,

Do Rio de Janeiro

Em 2003 a empresa brasileira Polaris, com sede em São José dos Campos-SP, deu início a um projeto que 10 anos depois, se tornaria motivo de orgulho para nós brasileiros. Nascia o desenvolvimento da TJ1000, um turbojato de 67 kg, 120 cm de comprimento, 35 cm de diâmetro e com capacidade de gerar 1000 libras de empuxo. O primeiro do tipo desenvolvido no Brasil com nível de maturidade suficiente para ser comercializado.

Outros projetos de turbojato existiram no país, porém a maioria nasceu como fruto de pesquisas acadêmicas e para fins de experimentação. A TJ1000 é um produto bem definido, com padrões que lhe dão a capacidade de ser produzida em série.

TJ1000 - Foto: Leonardo Tibúrcio

Os desafios encarados pela empresa não foram simples durante todo o desenvolvimento, e um exemplo disso é o compressor de quatro estágios usinado em peça única. Peça de enorme complexidade técnica devida à precisão que cada alheta deve ter em suas dimensões, a fim de direcionar o ar da maneira exata que o projeto prevê, caso contrário a potência do motor é comprometida, podendo inclusive causar turbulências desnecessárias no interior da turbina fazendo-a falhar.

Durante uma breve entrevista em abril deste ano, durante a LAAD, Mairum Médici, Diretor da Polaris, explicou que a TJ1000 é um projeto que se encontrava no estágio de pré-série e tem servido de demonstrador de tecnologia da empresa. Apesar de ser o primeiro modelo brasileiro de turbojato desenvolvido para fins comerciais, Médici se mostra reticente em considerar seu produto como o “primeiro turbojato nacional”, pois considera os projetos nacionais citados anteriormente como “iniciativas de sucesso”.

Mairum Médici, diretor da Polaris, segurando o compressor de 4 estágios - Foto: Leonardo Tibúrcio

Médici explica também que não é a TJ1000 que vai equipar o míssil de cruzeiro AV/TM-300 da Avibrás, mas uma turbina derivada, desenvolvida em parte pela própria Avibrás, com base em tecnologia transferida pela Polaris.

Turbojato derivado da TJ1000 sendo empregado no projeto AV/TM-300 - Foto: EME

Desenvolver versões diferentes do TJ1000 é atualmente o objetivo da empresa, que pensa em modelos maiores e menores, para uso em Veículos Aéreos Não-Tripulados, mísseis e até como motor de aeronaves turboélice do porte de um T-27 Tucano, por exemplo.

Atualmente a empresa trabalha também em outro turbojato, a TJ1200, com 1200 libras de empuxo e pesando 70kg. É considerada uma evolução da TJ1000.

Turquia e a África do Sul demonstraram grande interesse pelas turbinas da Polaris e alguns contatos também foram feitos com a Venezuela. Considerando a capacidade da empresa de projetar e adaptar turbinas de acordo com as necessidades do cliente, outros países devem estar de olho nos produtos desta empresa brasileira.

Maiores informações, visitem o site da empresa: www.polaristec.com.br/index.html

Portal Defesa

3 Responses to Conheça a TJ1000

  1. […] Avibras / Polaris TJ1000 – Sursa: portaldefesa.com […]

  2. Mauro Miras disse:

    O governo Federal, devia dar mais apoio a Industrias como a Polaris, que desenvolve tecnologia de ponta para o desenvolvimento tecnológico do nosso pais. É com iniciativas como esta que faz um pais desenvolver, e gerar riquezas e empregos. Parabéns Polaris.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1