CTEx Conclui lote piloto do morteiro 81mm

Publicado em: 11/11/2013

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 7340

Tags: , , , , , ,

O Lote-piloto do Morteiro Médio Antecarga 81 mm (Mrt Me Acg 81 mm) atendeu aos Requisitos Operacionais Básicos (ROB) e aos Requisitos Técnicos Básicos (RTB) estabelecidos pelo Exército Brasileiro, segundo o Centro de Avaliações do Exército. Os doze exemplares do lote já se encontram em condições de ser distribuídos à tropa.

Morteiro 81mm.O projeto, desenvolvido integralmente pelo CTEx, contou com a participação do Arsenal de Guerra do Rio e das empresas SPEEDFORM e TORNOTEC. A munição convencional alto-explosiva, desenvolvida em parceria com a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), também teve seu projeto recentemente concluído, eliminando com isso a necessidade de importações para o pleno funcionamento do Sistema.

A SPEEDFOR Indústria e Comércio Ltda., foi fundada no ano de 1987, está localizada no bairro de Olaria, Rio de Janeiro capital, é especializada na usinagem de peças complexas utilizando metais e materiais compostos como: Alumínio, Ferro, Cobre, Aço inox, Nylon e Poliuretano dentros outros. Atendendo a Norma ISO 9001, a qualidade no serviço é atestada em encomendas da exigente industria naval.

A TORNOTEC Indústria e Comércio de Peças Ltda., fundada 1977, localizada próxima a Duque de Caxias, Rio de Janeiro, atendeu durante muito tempo a indústria naval em seu apogeu, após a crise do setor, procurou diversificar seus clientes como as indústria da siderurgia, petróleo, borracha e vidro. Hoje também atende a indústria naval.

Morteiro 81mm em teste na 1ª Brig. PqdtCom a conclusão desta importante etapa de Pesquisa e Desenvolvimento, tem-se a materialização de um produto que poderá equipar as unidades operacionais das Forças Armadas, constituindo-se em mais um projeto exitoso do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro. O CTEx está percorrendo o mesmo caminhho já trilhado no desenvolvimento do morteiro 60mm, inclusive com a participação das mesmas empresas envolvidas com morteiro 81mm, visando o atendimento da Estratégia Nacional de Defesa – END, que busca a auto-suficiência na produção de material bélico.


Portal Defesa(via site CTEx)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1