FAB resgata índio picado por cobra

Publicado em: 12/11/2013

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1417

Tags: , , ,

Do Rio de Janeiro

Há 41 anos nasceu Jacawati Waiapi, índio da aldeia Najaty localizada a cerca de 250km de Macapá/AP. E também a 41 anos foi criado o embrião do 1º/8º GAv, Esquadrão Falcão, que hoje opera na Base Aérea de Belém.

Essas duas histórias se encontraram no último sábado, dia 9, quando Jacawati foi picado por uma cobra venenosa, e acabou correndo sério risco de morrer. A solução foi acionar o Esquadrão Falcão, primeira unidade a operar helicópteros na Amazônia e com uma história de incansável apoio a população ribeirinha e indígena da região.

No dia em que o esquadrão completava justamente seus 41 anos, um H-36 Caracal decolou para o resgate, e voou aproximadamente por 1h30min até a aldeia. Lá, um médico foi baixado por meio de guincho já que no pouso não era possível. Após um rápido exame das condições de saúde do índio, os dois foram içados para o H-36, que levou Jacawati para um hospital em Macapá.

“Não existe presente melhor que salvar uma vida e o mais importante foi poder utilizar nossa nova aeronave da melhor forma para cumprir a missão com excelência. É muito gratificante participar de uma missão dessas, principalmente no dia do nosso aniversário.” destacou Capitão Eduardo, comandante da missão.

Não se sabe o estado de saúde de Jacawati Waiapi, mas torcemos para que tenha se recuperado.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1