Fragata Chevalier Paul faz escolta do Porta-aviões USS Nimitz

Publicado em: 28/10/2013

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1769

De Campo Grande – MS

A pedido da Marinha Americana (US Navy), o Porta-aviões USS Nimitz (CVN 68), de noventa mil toneladas, primeira unidade da classe que leva seu nome, teve sua proteção aérea sob a responsabilidade da fragata francesa Chevalier Paul (D621) em um exercício de defesa aérea no Mar Mediterrâneo. Interceptação, ataques a baixa altura, comando e controle foram alguns dos exercícios simulados. Houve ainda visitas de ambas tripulações aos navios participantes.

Com sete mil toneladas, a fragata é especializada em defesa aérea de área, possui radar de longo alcance, canhões e sistema de mísseis superfície-ar, comunicação via satélites e um centro de controle automatizado podendo interagir com um grupo de batalha, fornecendo ainda detecção contínua até 200 milhas náuticas do navio.

A Chevalier Paul é a segunda unidade da classe Forbin (D620). A origem da classe remonta do Programa Horizon entre França e Itália para a construção de fragatas especializadas em defesa aérea de área, com vistas a cobertura dos Porta-aviões Cavour (550) pelos italiano e Charles de Gaulle (R91) pelos franceses. A Inglaterra também chegou a participar no ínício do programa, mas divergencias de requerimentos resultaram em sua saída, hoje a Marinha Real (Royal Navy) conta com os T-45 Destroyer classe Daring para a defesa aérea, projeto britânico derivado da classe Horizon.

Fragata Chevalier Paul (D621) e o Porta-aviões USS John C. Stennis (CVN74) no Golfo de Oman – Foto: US Navy

No primeiro trimeste de 2013 a Chevalier Paul fez parte do CSG3 (Carrier Strike Group 3) do Porta-aviões USS John C. Stennis (CVN 74) durante sua travessia pelo estreito de Omur até o Golfo de Omã, a fragata francesa ficou responsável pela retaguarda do grupo. Os procedimentos sobre a cobertura de defesa aérea da US Navy foram bem assimilados pelos tripulantes da fragata francesa lhes rendendo boa experiência e assimilação da doutrina americana. Fizeram parte do grupo também USS Mobile Bay (CG53) , classe Ticonderoga, USS Winston S. Churchill (DDG -81 ), classe Arleigh Burke além do Esquadrão aéreo Carrier Air Wing 9.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1