O fim de uma era

Publicado em: 29/11/2015

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 1832

Tags: , , , , ,

Dez horas da manhã do último sábado, dia 28 de novembro de 2015, foi um momento, um instante histórico para as asas rotativas da Força Aérea Brasileira. Nesse momento, duas aeronaves H-34 Super Puma levantaram voo da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro, com destino ao PAMA-SP, no Campo de Marte.

No mesmo instante em que a borracha dos pneus dos dois H-34 perdiam o contato com o concreto do pátio do Campo dos Afonsos, estava se fechando a última página de um livro escrito por 29 ininterruptos anos.

Esse foi o último voo do H-34 operando pelo 3º/8º GAv, Esquadrão Puma, e também o último voo dessa aeronave pela Foça Aérea Brasileira.

14

Foram mais de 48 mil horas voadas em todos os tipos de missões, desde regates de acidentes aeronáuticos, até o transporte do Papa. O H-34 Super Puma chegou à FAB em 1986, quando foram recebidos pelo mesmo esquadrão que agora se despede, o polivalente 3º/8º GAv, em uma missão de substituir os H-33 carinhosamente chamados de “puminhas” e que já haviam realizado inúmeras missões de destaque na unidade desde 1981.

03

O H-34 esteve envolvido em praticamente todos os momentos chave da história do país onde a FAB se fez presente. Assim como imagens do H-34 pousando em Aparecida-SP, com o rosto do Papa Francisco na janela olhando a multidão que o aguardava rodaram o mundo, é fácil encontrar o helicóptero com seu inconfundível camuflado em imagens dos resgates dos voos GOL 1907 e AF447, ou em resgates de desabrigados por catástrofes naturais pelo país, como nas enchentes de Santa Catarina, ou deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro.

08 25

O H-34 também foi imagem frequente na tomada do Complexo do Alemão, em 2010, e em várias outras operações de apoio a manutenção da ordem pública. Aqui no Portal Defesa o H-34 pode ser visto em detalhes em várias matérias, em especial na última operação C-SAR, realizada em Campo Grande-MS, onde uma missão foi toda registrada por nós, do início ao fim, a bordo de uma das aeronaves do Esquadrão Puma. Confira no link acima o incrível vídeo dessa missão.

01

Vai deixar saudades, e sua polivalência, robustez e forte presença tem um lugar especial nos corações de todos que de forma direta ou indireta tiveram contato com essa aeronave.

Seu substituto, o H-36 (H225M), tem uma grande responsabilidade pela frente. A de substituir um helicóptero que sempre esteve à disposição, para cumprir qualquer que fosse a missão, e que mesmo em tempos difíceis sempre o fez da melhor e mais eficiente forma possível.

23

Hoje o 3º/8º GAv conta com um H-36, e deve receber o segundo no próximo mês, Dezembro. Logo o Campo dos Afonsos vai viver sob o som constante de rotores pesados novamente, porém por mais que o H-36 seja uma aeronave nova e moderna, o som do H-34 é especial e já está guardado na memória de cada um e na história das asas rotativas da FAB.

19 12

17 02

09 18

06 15

 13 10

26 21

04

Portal Defesa

6 Responses to O fim de uma era

  1. Leonardo Andrade disse:

    Matéria excelente parabéns pela qualidade, primeira vez que visito esse espaço já esta nos meus favoritos vou divulgar em todos os outros blogs e sites que visito diariamente a mais de 7 anos…

  2. alisson vinicius disse:

    poxa faz uma materia sobre se o brasil te, chances de produzir um novo mbt brasileiro

  3. lucaslasota disse:

    Belíssima homenagem!

  4. josedavi disse:

    Nota 10 a matéria !

    Esse ai vai deixar saudades…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1