Exército Brasileiro presta homenagem a militar morto no Complexo da Maré

Publicado em: 06/04/2015

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 2989

Tags: , ,

O Exército Brasileiro publicou em seu site uma homenagem ao 3º Sargento Michel Augusto Mikami, militar que foi morto por traficantes em novembro do ano passado enquanto realizada uma missão de patrulha no Complexo da Maré, Rio de Janeiro.

A homenagem consiste em uma carta escrita para o 3º Sargento, onde são descritos os valores empregados pelos militares na Operação São Francisco, como é denominada a ocupação das Forças Armadas no complexo. Valores esses como “o sacrifício da própria vida” para o cumprimento da missão, e “honra e coragem para vencer desafios”.

Na ocasião de sua partida, Miguel Augusto Mikami possuía a patente de Cabo, mas foi promovido postumamente a 3º Sargento.

A carta aproveita também para informar sobre a posição alcançada pelas Forças Armadas no último levantamento ICJBrasil (Índice de Confiança na Justiça Brasileira), que mede a credibilidade de instituições na visão da população e é realizado pela Fundação Getúlio Vargas. As Forças Armadas conquistaram mais uma vez a primeira posição.

O Portal Defesa se solidariza com os amigos, colegas e familiares do 3º Sargento Michel Augusto Mikami. Passados pouco mais de 4 meses de sua partida prematura, sabemos que a dor é grande, e que ninguém é substituível. Mas confiamos que a força para continuar existe, e cada um ao seu tempo vai ter seu coração reconfortado.

mikami2

Esperamos que até o dia 30 de Junho, data prevista para marcar a saída completa das Forças Armadas do Complexo da Maré, mais nenhuma família de um bravo militar lotado nesta operação tenha que passar por nenhum tipo de sofrimento.

A Operação São Francisco começou a ser reduzida no último dia 1º, com a entrega gradual de regiões do complexo à força policial do Estado do Rio de Janeiro. Duas comunidades já foram transferidas (Roquete Pinto e Praia de Ramos), e a partir do dia 1º de Maio mais três serão desocupadas pelos militares do Exército e Fuzileiros Navais. São elas as comunidades do Parque União, Rubens Vaz e Nova Holanda. E assim vai sendo feita a transição até a data citada acima.

Segundo último levantamento da Operação São Francisco, mais de 65.000 ações foram realizadas, culminando em 1.234 apreensões de drogas, armas e veículos, 583 prisões e 228 apreensões de menores.

Segue abaixo na íntegra a carta homenagem ao 3º Sargento Miguel Augusto Mikami:

Brasil, 5 de Abril de 2015

 

Meu caro 3º Sgt Mikami,

 

Já faz alguns meses que o boletim interno da vida publicou a sua transferência. Pranteamos a sua partida e seguimos sentindo a sua falta. Mas somos profissionais da paz e da guerra. Aprendemos que a missão deve ser cumprida, mesmo sob a dolorosa possibilidade da perda, como o nosso juramento assim nos determina. “…com o sacrifício da própria visa…”

Completamos um ano no Complexo da Maré. Após a sua partida, outras tropas chegaram e, igualmente, cumpriram com maestria a missão determinada para a Força de Pacificação SÃO FRANCISCO.

Seu lema honra e coragem para vencer desafios ecoa em cada soldado deste invencível Exército de Caxias.

A propósito, parabéns pela honrosa promoção a Sargento.

Soubemos, também, que o Comandante do Exército lhe concedeu a maior condecoração por bravura em tempo de paz – a medalha do pacificador com palma -, nossas mais sinceras congratulações!

Quase nos esquecíamos… Mais uma vez a população brasileira nos considera a instituição com maior credibilidade, segundo a última pesquisa ICJBrasil, realizada pela FGV. Isto significa que os nossos valores repercutem e orientam a nossa sociedade.

Olhe por cada soldado brasileiro que atua aqui em nosso país ou no exterior.

Que Senhor Deus lhe pague novas missões nessa distante guarnição.

Abraços fraternos e saudações verde-oliva!

 

Seus irmãos de armas!

Portal Defesa

One Response to Exército Brasileiro presta homenagem a militar morto no Complexo da Maré

  1. Marcelo Manganelli Pereira 3sgt,da reserva disse:

    Descanse em paz meu guerreiro,eu acho, que o EB deveria assumir,o comando da presidência,e em por ordem ,nas vilas ,e nós morros,colocar respeito e ordem,como está escrito na bandeira nacional,
    ORDEM E PROGRESSO,que o Morão assuma com os três poderes ,pra nunca mais acontecer,o que aconteceu, um grande abraço descanse em paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1