Dez dias em voo

Publicado em: 14/03/2015

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 843

Tags: , , , ,

Uma empresa norte americana com um nome no mínimo curioso, Vanilla Aircraft (que pode ser traduzido como Avião de Baunilha) realizou com sucesso o primeiro voo de seu protótipo de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), o VA001.

O que essa aeronave tem de tão especial, além do fato de não ser feita de baunilha, é que ela foi projetada para ficar até 10 dias ininterruptos em voo! O voo foi realizado no último dia 25, e foi considerado um sucesso. A aeronave decolou com combustível suficiente para um voo de 24h e lastro simulando uma carga útil de 8kg, operando a 6.000 pés acima no nível do mar.

A intenção da equipe da Vanilla Aircraft é, a partir de agora, ir aumentando o número de horas de permanência em voo do protótipo para daqui a cerca de 120 dias começar os voos com duração de mais de 1 dia, e assim subir a permanência até 10 dias consecutivos a 20.000 pés.

A previsão é que o VA001 consiga voar por 10 dias nesta altitude levando uma carga útil de até 13kg. O que representaria um passo enorme no que diz respeito a VANT’s, criando a capacidade de permanência sobre regiões em vigilância, patrulha ou inteligência por um período nunca antes realizado.

O desenvolvimento da aeronave recebe o apoio da NASA, que estabeleceu duas fases iniciais para os testes do projeto totalmente financiadas pela agência.

O VA001 utiliza um motor movido a um “combustível pesado” e não aeronáutico, como a própria Vanilla Aircraft descreve, e possui capacidade para 145kg desse combustível.

O desenvolvimento desta aeronave tem grande potencial para influenciar projetos futuros de VANT’s militares, marcando mais um ponto de evolução na aviação militar, que tem seguido nos últimos anos um caminho paralelo com as aeronaves não tripuladas para diversas missões.

Portal Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1