FAB envia 8º contingente para o Haiti

Publicado em: 11/12/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1749

Tags: , ,

Do Rio de Janeiro

29 militares da Força Aérea Brasileira embarcaram no último dia 9, terça feira, para uma missão de 6 meses no Haiti, país caribenho que recebe uma Missão de Paz da ONU comandada pelo Brasil, a MINUSTAH, desde 2004. É o 8º contingente enviado pela FAB.

Os militares fazem parte do efetivo das Bases Aéreas de Canoas, Florianópolis e Santa Maria, e vem recebendo treinamento específico para esta missão desde meados de Julho, com aulas sobre a cultura haitiana, bem como conhecimento básico de um dos idiomas do país, o Crioule, além de noções da atualidade política e social vivida pelos haitianos.

O Haiti vive uma crise geral que se arrasta por mais de uma década, com efeitos na política, economia, segurança pública e distribuição de itens básicos como água potável, e que por um momento via uma estabilização no horizonte até que no dia 12 de Janeiro de 2010 um dos terremotos mais fortes já registrados na região, 7.0 de magnitude, ocorreu bem embaixo do país a apenas 25km da capital e a 10km de profundidade, considerado raso.

O evento natural devastou o país e matou milhares de pessoas, incluindo 18 soldados brasileiros. Desde então a MINUSTAH vem recuperando tudo que já havia conquistado até então, recomeçando do zero, a fim de estabilizar novamente a região.

Portal Defesa

One Response to FAB envia 8º contingente para o Haiti

  1. Leonardi de Araújo disse:

    No Haiti os militares agem e agiram como exercito e conseguiram logar sucesso, suprimindo os bandos de gangues e rebeldes a quase nada. Aqui na Maré eles fazem papel de pato, na mão dos bolivarianos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1