IFI e ANAC visitam a planta principal de produção do novo cargueiro militar da EMBRAER

Publicado em: 01/09/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 908

De Campo Grande – MS

No dia 24 de julho de 2014, em consequência das atividades relativas à certificação do projeto KC-390, o IFI e a ANAC visitaram a planta principal de produção do novo cargueiro militar contratado pelo COMAER junto à EMBRAER.

Na planta de Gavião Peixoto (GPX) será realizada, dentre outras atividades, a montagem final do avião. Dotada de uma infraestrutura moderna e totalmente personalizada para a produção do projeto, a planta de GPX fica localizada no interior de São Paulo, a 40 km da cidade de Araraquara. Conta com uma pista para ensaios em solo e em voo com uma extensão de 5 km, a maior do hemisfério sul e possui uma equipe de mais de 2.000 empregados.

A visita técnica teve como objetivo familiarizar as duas autoridades certificadoras do projeto, ANAC e IFI, com a linha de produção do KC-390. O IFI, assim como a ANAC, executa atividades não só de certificação do projeto de tipo dessa aeronave, mas também dos processos produtivos utilizados para a fabricação dos protótipos de ensaios e das aeronaves de série que serão fornecidas para Força Aérea Brasileira, as quais serão submetidas ao processo de Garantia Governamental da Qualidade. Dessa forma, as autoridades podem se assegurar de que, ao final do processo produtivo, as unidades produzidas do avião serão representativas do projeto certificado, garantindo a aeronavegabilidade e segurança do produto final.

Será utilizado processo de automação na linha de montagem: Foto Sgt Batista/FAB

Participaram da visita o Sr. Diretor do IFI, Cel Av Marcelo Franchitto, o Sr. Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Dino Ishikura e o Sr. Vice-Presidente do Programa KC-390 na Embraer, Sr Paulo Gastão, além de diversos especialistas em certificação de ambas autoridades.

Na primeira parte da visita foram realizadas apresentações acerca da linha de montagem da aeronave e dos processos adotados. Na segunda parte, os especialistas puderam conhecer “in loco” a linha de produção do avião e conversar com os especialistas da empresa envolvidos na atividade.

Essa foi somente a primeira visita das autoridades à linha de produção do KC-390. Até o término da certificação do projeto, diversas auditorias serão realizadas tanto pela ANAC quanto pelo IFI. Esse projeto, além de trazer um ganho operacional significativo para a Força Aérea Brasileira, tem contribuído para uma cooperação técnica mais frequente entre as autoridades de certificação. Nas palavras do Sr. Diretor do IFI, “o sucesso desse projeto é o sucesso da nação brasileira”, referindo-se ao fato de que o KC-390 tem trazido ganhos significativos à indústria aeroespacial brasileira.

Porta Defesa via CPA e CSG/IFI

Notícia anterior:
Próxima notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1