Novaer T-Xc levanta voo

Publicado em: 26/08/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1989

Tags: , , , , , ,

Do Rio de Janeiro

Decolou de São José dos Campos na última sexta-feira, dia 22, o primeiro protótipo do novo avião projetado pela Novaer Craft, o monomotor leve T-Xc.

Sob o prefixo PP-ZKV, a aeronave realizou seu primeiro voo com sucesso, executando manobras simples com o intuito de, a princípio, aprenderem como o novo avião se comporta no ar.

Neste primeiro voo o T-Xc foi pilotado por Otávio Kovács, filho do projetista de aeronaves Joseph Kovács e responsável pelo projeto do K-51, uma aeronave acrobática que serviu de base para o T-Xc da Novaer Craft.

Este primeiro voo representa um marco para a Novaer tanto quanto para a indústria aeronáutica brasileira, pelo fato do T-Xc utilizar materiais compostos em larga escala, sendo o primeiro avião desta categoria no mundo a ser produzido desta forma.

Existe a possibilidade do T-Xc ser adotado pelo Força Aérea Brasileira como substituto do T-25 Universal na instrução primária da força, uma vez que estes já voam a 43 na Academia da Força Aérea e sua substituição é iminente.

Em maio deste ano o então Comandante da AFA, Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida declarou que “o momento de substituir o T-25 é cada vez mais próximo”, e que “conforme estabelecido pela Estratégia Nacional de Defesa, daremos prioridade à empresas nacionais”.

Confira abaixo o vídeo do primeiro voo do Novaer Craft T-Xc:

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1