Austrália pode adquirir F-35B

Publicado em: 28/05/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1408

Tags: , , ,

Do Rio de Janeiro

Um porta voz do Ministro da Defesa da Austrália, David Johnston, declarou na última segunda-feira que o país está considerando a aquisição da versão STOVL, de decolagem curta e pouso vertical, do caça americano Lockheed Martin F-35, o F-35B.

A Austrália já havia realizado duas encomendas do caça, sendo 14 aeronaves em um primeiro momento, e mais 58 unidades confirmadas no mês passado. Não se sabe, porém, se a aquisição da versão Bravo estaria incluída nesse total de 72 aeronaves, ou se representaria uma nova encomenda por parte do Governo Australiano.

A intenção seria de utilizar tais aeronaves a bordo dos dois novos navios de operações anfíbias da Classe Camberra. O primeiro LHD, o HMAS Camberra, está em fase de testes e deve ser entregue ainda este ano. Já o segundo navio, o HMAS Adelaide, tem a previsão de entrega para 2016. Ambos estão sendo construídos na Espanha e finalizados na Austrália.

Porém a operação de tais aeronaves a bordo desses navios traria alguns problemas, como a adaptação dos LHD’s em níveis profundos. O revestimento do convoo deve ser muito diferente do previsto até então, com uma proteção térmica mais robusta. Novos compartimentos para armazenamento de armas e combustível deveriam ser construídos, além de toda a reconfiguração do sistema de missões dos navios que deverá cobrir agora operações aéreas mais complexas, já que até o momento os navios estão sendo construídos e configurados para operações com helicópteros e embarcações leves.

A encomenda da versão Bravo ainda não passa de uma idéia, idéia essa que vai depender, e muito, da situação financeira do país e da projeção econômica para os próximos anos. Afinal, nem a aquisição, e muito menos a adaptação dos LHD’s novos, podem ser chamadas de baratas.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1