Laboratório portátil para análise forense é apresentado no Rio de Janeiro

Publicado em: 15/04/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1702

Do Rio de Janeiro

Foi apresentado durante a LAAD Security, no Rio de Janeiro, um novo laboratório portátil para análise forense da empresa israelense Cellebrite, especialista em transferência e análise de dados de dispositivos móveis, em conjunto com a TechBiz, empresa brasileira parceira da Cellebrite.

Chamado de UFED TK,o produto consiste em um software desenvolvido para uso em dispositivos robustos para operações em campo, tanto policial quanto militar, acondicionado em uma maleta reforçada que guarda também uma coleção de adaptadores de carregadores e cabos de dados de celulares dos mais diversos modelos, desde os celulares de primeira geração até os mais modernos smartphones e tablets.

Os dispositivos disponíveis para compor o UFED TK são notebooks da Panasonic modelos Toughbook CF19 e CF53, alem da opção de um tablet também da Panasonic Toughpad G1, todos de uso muito simples e direto.

O UFED TK tem a capacidade de extrair dados diversos de vários tipos de dispositivos móveis, como GPS, celulares, tables e smartphones, de todos os modelos e marcas.

Frederico Bonincontro, Diretor da Cellebrite para a América Latina, em entrevista concedida ao Portal Defesa, explicou que “o equipamento é utilizado em quatro etapas específicas. Extração, decodificação, análise e geração de relatório”.

Após a extração dos dados, que é realizada mesmo se o dispositivo é protegido por senha ou tenham sido apagados, é feita a decodificação dos mesmos.

A decodificação organiza os dados extraídos para possibilitar a análise por especialistas forenses, de acordo com o que se procura, e um relatório é então gerado.

Bonincontro declarou também que “a extração de dados pode levar até 4 horas caso se trate de um dispositivo moderno, complexo e com grande quantidade de informações. Porém em se tratando de um celular simples, apenas com ligações, a transferência pode ser feita em cerca de 1 minuto”.

Sua utilização é muito comum no cenário forense por ser fonte potencial de provas e pistas dos mais diversos casos. No cenário militar também é utilizado para a coleta de informações de inteligência, onde exista a oportunidade que aparelhos portáteis sejam fisicamente analisados.

Os dados extraídos, depois de decodificados, podem mostrar onde aquele aparelho esteve já que todas as antenas utilizadas são registradas na memória. Além disso, o é possível filtrar os dados a fim de refinar a busca por algo específico, como fotos, mensagens, ligações, históricos e posições de períodos específicos por exemplo.

A Cellebrite contém aproximadamente 370 funcionários, sendo que 50% é voltado exclusivamente para Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa recebe constantemente modelos novos de celulares do mundo inteiro, para manter o software atualizado e capaz de acessar e extrair informações independente do modelo, marca, sistema operacional ou até mesmo aplicativos instalados.

Esse é o diferencial do UFED TK, é entregar toda essa capacidade forense, em um sistema de simples utilização, porém robusto o suficiente para que a coleta seja realizada onde for necessário.

Produtos da Cellebrite já são utilizados no Brasil por diversas forças policiais estaduais, além da Polícia Federal e Ministério Público.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1