T-Xc da Novaer pode substituir o T-25 na FAB

Publicado em: 05/04/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1745

Tags: , , , ,

Do Rio de Janeiro

A Novaer, empresa de Santa Catarina, tem despertado o interesse da FAB com o protótipo do avião leve T-Xc, projetado e construído 100% no Brasil.

A aeronave é toda feita em fibra de carbono, sendo a primeira do mundo nessa categoria a empregar o material nessa escala. Possui a versão de treinamento proposta para a FAB na substituição dos já cansados T-25 Universal, e uma versão de quatro lugares destinada à aviação geral.

O desenvolvimento da aeronave contou com apoio da Finep, e é estimado um custo de R$ 120 Milhões para todo o projeto, certificação e industrialização da aeronave.

O Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida, Comandante da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, afirmou que o momento de substituir o T-25 é cada vez mai próximo, e que “conforme estabelecido pela Estratégia Nacional de Defesa, daremos prioridade à empresas nacionais”.

Portal Defesa

Notícia anterior:
Próxima notícia:

1 Responses to T-Xc da Novaer pode substituir o T-25 na FAB

  1. Gilberto Rezende-Rio Grande/RS disse:

    Acontece que o chefe do Brigadeiro, o Celso Amorim, JÁ DECIDIU no âmbito da UNASUL que um aparelho em desenvolvimento chamado UNASUR 1 baseado nom projeto argentino (FAdeA IA-73) será o substituto treinador básico-primário nos países da entidade…

    Aliás uma aeronave MUITO INFERIOR ao TX-c da Novaercraft…

    Pena que ninguém alertou ao ministro sobre o projeto nacional ANTES dele se comprometer com o UNASUR I proposto pela argentina, EU IMAGINO, ele poderia ter proposto o TX-c ou ter se eximido do projeto por já ter um projeto próprio mais avançado…

    Se o Ministro Celso Amorim CONCORDOU com a proposta do UNASUR I SABENDO da existência do projeto TX-c brasileiro, melhor, mais moderno e mais adiantado no seu desenvolvimento e mesmo assim por razões POLÍTICAS aceitou a proposta argentina do UNASUR I AÍ SIM seria muito GRAVE esta atitude….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1