Jordânia perto de receber dois C-235 “Gunship”

Publicado em: 01/04/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1247

Tags: , , , ,

Do Rio de Janeiro

A Real Força Aérea da Jordânia deve receber nos próximos meses duas aeronaves Airbus C-235 altamente modificadas em uma versão que lembra o AC-130 Gunship, versão de ataque ao solo do Hércules.

As aeronaves estão sendo modificadas pela empresa americana ATK (Alliant Techsystems), e devem ser entregues com quatro pilones nas laterais da aeronave, dois em cada lado, podendo levar casulos de foguetes ou mísseis Ar-Terra sendo o AGM-114 Hellfire a arma cotada para a versão Jordaniana.

Além dos novos cabides, a aeronave contará também com um canhão M230LF de 30mm instalado na lateral da aeronave. O M230LF é o mesmo canhão utilizado pelo helicóptero de ataque AH-64 Apache, só que em uma versão melhorada pela própria ATK com um sistema moderno anti-travamento e cano maior, que aumentou a velocidade do projétil, dando a arma um alcance efetivo girando em torno de 2.000 metros e alcance máximo maior que 4,500 metros.

A aeronave contará também com uma torre FLIR com designador laser, sistema de contramedidas AAR-47/ALE-47 além de um Radar de Abertura Sintética. Todos esses sistemas estarão interligados podendo, por exemplo, o canhão M230LF ser alinhado com um alvo adquirido pela câmera do sistema FLIR automaticamente.

O primeiro C-235 de ataque deve ser apresentado em Maio, durante um evento chamado Special Operations Forces Exhibition and Conference, na Jordânia.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1