Brasil estreita laços com a África do Sul

Publicado em: 22/03/2014

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 1057

Tags: , , , ,

Do Rio de Janeiro

Em visita oficial à África do Sul, o Ministro da Defesa Celso Amorim se reuniu na última quinta-feira (20) com a Ministra da Defesa do país, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, com o intuito de estreitar as relações entre os dois países na área da cooperação militar e tecnológica.

Foi acordado um maior entrosamento na formação de praças e oficiais, o que resultará em uma maior oferta de vagas para este intercâmbio que já é realizado com sucesso entre os dois países. Além disso, as atividades dos dois países no que diz respeito a operações cibernéticas e de inteligência serão compartilhadas na medida do possível, a fim de unir forças.

Outra vertente deste estreitamento diz respeito a armas e equipamentos militares, que são desenvolvidos em conjunto entre os dois países a cerca de uma década. O carro-chefe desta integração bilateral é sem dúvida o projeto de míssil AR-AR de curto alcance A-DARTER, de 5ª Geração.

O míssil emprega tecnologia de ponta, e encontra-se em fase final de desenvolvimento, com os esforços já focados na industrialização das peças e componentes, alem de últimos ensaios de voo realizados em aeronaves SAAB Jas-39 Gripen da Força Aérea da África do Sul, o que no deverá facilitar, e muito, a integração do míssil na futura frota brasileira de Gripens NG.

O A-DARTER deve entrar em processo de fabricação até o ano que vem, e deve contar com duas linhas de produção distintas, uma no Brasil e outra na África do Sul. Criando assim um alto grau de independência de ambos os países para comercializar o produto no mercado internacional de armamentos.

A integração entre as duas indústrias de defesa promete gerar mais um projeto de grande porte como o A-DARTER. Foi divulgado em um comunicado durante o encontro entre os ministros a clara intenção de fortalecer esta integração, o que seria alcançado no desenvolvimento de um novo míssil AR-AR de maior porte, com alcance de cerca de 100km.

Ficou acordada também a continuação das operações navais conjuntas entre o Brasil, África do Sul e Índia, em um grupo denominado IBSA-MAR, visando a proteção e segurança do Atlântico Sul.

A visita do Ministro Celso Amorim à África do Sul dura quatro dias.

Portal Defesa

Notícia anterior:
Próxima notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1