COMDEFESA-FIERGS – Um novo passo à frente

Publicado em: 19/03/2014

Categoria: DESTAQUES

Visualizações : 887

Tags: , ,

No dia 18/03/2014 (ontem), foi iniciada uma nova etapa no trabalho do COMDEFESA-FIERGS, órgão especializado em Defesa da entidade que congrega as principais indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. Temos acompanhado desde o ano passado as reuniões e palestras, constatando o grande interesse que está sendo despertado no público-alvo, ou seja, Forças Armadas, empresários e acadêmicos. Foi, ao nosso ver, uma série de atividades, digamos, exploratórias, visando aferir precisamente o interesse acima mencionado. Dado o grande sucesso obtido – percebido através da observações dos grandes espaços alocados para as atividades, tendo havido ocasiões em que pessoas tiveram de acompanhar as palestras em pé, pois todos os assentos estavam ocupados – o próximo passo lógico seria o que foi dado a partir de ontem: reunir um grupo seleto, representativo das três áreas interessadas (FFAA, BID e Academia), para aprofundar os debates e aumentar a compreensão do que desejam as FFAA e como atendê-las.

Notar a lotação da sala na inauguração do Santa Maria Tecnoparque, uma das atividades do COMDEFESA-FIERGS em 2014.


Muito do que vimos e ouvimos não foi mais do que um aprofundamento das questões lá levantadas nos eventos anteriores, apenas com um aproach mais específico. Um dos pontos que mais nos tem chamado a atenção desde o primeiro evento do qual participamos foi a insistência das FFAA em duas vertentes:


1 – Cumprimento por nossa BID das normas STANAG (OTAN). É enfatizado pelos Militares que todo o apoio necessário está disponível, bem como obtê-lo. O objetivo é capacitar a nossa BID também como exportadora, reduzindo sua dependência das compras governamentais.


2 – Com este mesmo objetivo, insistiu-se na dualidade, tanto das linhas de produtos quanto dos próprios. Em suma, tanto uma Indústria de Defesa quanto um Grupo de Pesquisa Acadêmico devem se manter atentos a oportunidades não-militares para os produtos e pesquisas que desenvolvem.


Após as palestras, seguiu-se uma rodada de perguntas e respostas. Foi percebido que as pessoas ainda estavam algo tímidas, talvez buscando compreender melhor o real valor desta importante ferramenta disponibilizada pelo COMDEFESA-FIERGS. Mas logo o “gelo” foi quebrando e os integrantes do Comitê passaram a questionamentos cada vez mais técnicos e dentro de suas esferas de conhecimento e interesse, questões estas respondidas com clareza e mesmo detalhes pelos integrantes das FFAA presentes. A impressão geral passada ao autor foi a de que estamos no caminho certo e o que ontem era novidade ficará rapidamente para trás nas próximas reuniões – nas quais, naturalmente, estaremos presentes – passando as reuniões do Comitê a um patamar de mútuo conhecimento e integração. Isso já começou a acontecer, na verdade, e tende a ser ampliado.


Brigadeiro-do-Ar responde a questionamento do VP de Operações da AEL.


De nossa parte, além da chance de trazermos novas atualizações sobre o panorama de Defesa do nosso Brasil, fizemos novos contatos que certamente renderão futuras matérias sobre pesquisas, produtos e empresas. Nossos agradecimentos ao COMDEFESA-FIERGS pelas oportunidades que nos têm sido oferecidas. O Portal Defesa considera o órgão citado como Parceiro, assim como seu congênere de Santa Maria, RS. Que esta parceria renda muitos frutos.


Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1