Desenvolvimento do Y-20 segue a todo vapor

Publicado em: 06/03/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 1220

Tags: , ,

Do Rio de Janeiro

Tang Chonghong, designer da Xi’an Aircraft Industrial Corporation e membro da equipe de desenvolvimento do Xian Y-20, novo cargueiro quadrimotor chinês, comentou em recente entrevista a China Military Online o sucesso que tem sido alcançado nesta fase de testes da nova aeronave.

Três protótipos já foram construídos e tem realizado vários voos testando capacidades aerodinâmicas, sistemas e até motores diferentes.

Tang afirmou que a aeronave superou as expectativas quanto a desempenho, e que no momento as atenções se voltam para a estabilidade em voo, fator fundamental para uma aeronave deste tipo que deve lançar cargas com precisão independente da altitude, além de servir no futuro como plataforma REVO, e ao que tudo indica também plataforma AEW&C.

O prazo para o final do desenvolvimento e entrega do modelo pronto à Força Aérea Chinesa é confidencial segundo Tang, porém revelou que já existem pilotos em treinamento para operar tal aeronave.

Afirmou também que a aeronave pode “se adaptar facilmente a condições adversas, e pode pousar em pistas despreparadas, pequenas e em regiões montanhosas. Situações como frio extremo e calor escaldante, platôs e as condições das pistas são completamente consideradas em seu design”.

Em outro momento, Tang respondeu a cerca das intenções de desenvolvimento de um cargueiro ainda maior que o Y-20. Afirmou que “o principal trabalho hoje é seguir com os voos de teste do Y-20, visando a estabilidade básica, e que um variante dele ainda não é considerado”.

O quadrimotor Xian Y-20 voou pela primeira vez no dia 26 de Janeiro do ano passado, é cogitado para complementar e no futuro substituir a frota chinesa de Ilyushin Il-76, e está sendo desenvolvido para carregar 66 toneladas de carga.

Portal Defesa

Notícia anterior:
Próxima notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1