Protótipo modificado do J-20 prestes a realizar seu primeiro voo

Publicado em: 25/02/2014

Categoria: NOTÍCIAS

Visualizações : 975

Tags: , ,

Do Rio de Janeiro

Uma nova versão, refinada, do jato stealth chinês J-20 está se preparando para seu primeiro voo. O novo protótipo, que carrega o número 2011, foi flagrado diversas vezes nas ultimas semanas realizando taxis e corridas de alta velocidade na pista de um aeroporto não especificado.

A nova versão não possui mais a carlinga inteiriça em vidro, possuindo agora uma estrutura a frente do piloto, mas que não divide o canopy para a sua abertura. As asas e empenagens foram ligeiramente modificadas, dando um aspecto mais fluído e furtivo, as entradas de ar dos motores estão mais anguladas e muito similares as do F-35, além da aeronave agora contar com sensores espalhados pela fuselagem, sendo o mais fácil de ser notar um instalado embaixo do nariz, e muito parecido com o sistema de mira óptica também do F-35. As portas dos trens de pouso também foram modificadas.

Uma questão, porém que continua incerta seria quanto ao motor utilizado pela aeronave, já que o WS-15, motor chinês com 15 toneladas de empuxo, ainda não está pronto, e existe a previsão de que só poderia entrar em operação em 2020.

Com isso as opções para impulsionar o J-20 seriam todas de origem russa, o que tem sido um problema nos últimos anos com a relutância da Rússia em fornecer motores avançados à China separados de jatos Sukhoi.

Entre as versões cotadas, o Saturn 117S com 14.5 toneladas de empuxo parece ser o mais indicado, até mesmo por conta do interesse chinês neste motor já em 2010 para equipar os protótipos do J-20. Porém pode acabar sendo utilizado também o Saturn AL-31F-M1 de 13.5 toneladas de empuxo, ou o AL-31-M2 com 14.3 toneladas de empuxo.

O fato do motor chinês WS-15 ter ainda alguns anos para estar pronto, e a aeronave já se encontrar em estagio avançado de projeto, com o design aparentemente definido e sistemas em testes, além é claro da notória rapidez com que a China desenvolve esses tipos de equipamentos, parece indicar que o jato entrará em produção com motorização russa, ao menos nas primeiras versões.

A previsão do é de que o primeiro J-20 de produção saia da fábrica da Chengdu no segundo semestre de 2015, entraria em testes pela Força Aérea da China, e poderia atingir o nível operacional (IOC) em 2019.

Informações não confirmadas dão conta também de que uma versão Biplace do J-20 deverá surgir ainda este ano.

Portal Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-44933895-1